VOLTAR
  • Política

Luto na realeza: Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos

Funeral está planejado para ocorrer dez dias após o falecimento; corpo da rainha será enterrado na capela memorial Rei George 6º

  • Luto na realeza: Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos.
    Foto: Reprodução
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 08/09/2022
  • Compartilhar:

Funeral está planejado para ocorrer dez dias após o falecimento; corpo da rainha será enterrado na capela memorial Rei George 6º

 Rainha Elizabeth II

Luto na realeza: Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos. Foto: Reprodução

A Rainha Elizabeth II faleceu nesta quinta-feira (08/09), aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia. A morte dela foi comunicada oficialmente pelo palácio real britânico.

A saúde da rainha já era motivo de preocupação na família real nos últimos dias, inclusive, na quinta-feira  representantes da realeza já haviam informado a atenção dos médicos com a monarca.

Depois do comunicado, os integrantes da realeza mais próximos da rainha se deslocaram até a Escócia, onde a rainha descansava. Os filhos dela – príncipe Charles, princesa Anne, príncipe Andrew e príncipe Edward – e também os príncipes William e Harry foram às pressas para o castelo encontrar a rainha.

O príncipe Charles, de 73 anos, é o herdeiro da rainha. O conselho fará a proclamação de  Charles como o novo rei um dia após a morte da monarca, no Palácio St. James. No mesmo dia, o primeiro-ministro irá ao Palácio de Buckingham para se encontrar com Charles. Logo em seguida, o monarca recém-empossado fará a turnê pelo Reino Unido.

O funeral está planejado para ocorrer dez dias após a morte. O corpo da rainha será enterrado na capela memorial Rei George 6º. O caixão ficará ao lado de onde está enterrado Philip, seus pais e sua irmã, princesa Margaret.

Reinado

A Rainha Elizabeth II ficou mais de 70 anos no trono do Reino Unido, o segundo maior reinado da história, ficando atrás somente do rei Luís XIV, da França, que reinou por 72 anos e 110 dias.

Ela assumiu o trono britânico aos 25 anos de idade, em 1952, após a morte do seu pai, o Rei George VI – que faleceu de câncer no pulmão aos 56 anos.

A coroação aconteceu um ano depois do falecimento do pai dela, em respeito ao luto pelo monarca, em 2 de junho de 1953, na Abadia de Westminster, em Londres. A cerimônia contou com a presença de mais de 8 mil convidados, de 129 países.

A trajetória

Elizabeth Alexandra Mary nasceu em 21 de abril de 1926 em Londres, na Inglaterra. Ela é filha do Rei George VI e da rainha-mãe Elizabeth, e teve uma infância tranquila. Quando era criança, ela ganhou o apelido de ‘Lilibet’ de sua família. À princípio, Elizabeth não era herdeira direta do trono britânico quando nasceu. Isso porque o trono deveria ter sido assumido por seu tio, Edward VII, que abdicou do trono e entregou o reinado para seu irmão, George, que se tornou o rei e, consequentemente, deu a sucessão para a sua filha mais velha. Na época, ela tinha apenas 10 anos de idade quando recebeu a notícia de que era a primeira na linha de sucessão.

Elizabeth se casou com o príncipe Philip, o duque de Edimburgo, em 20 de novembro de 1947. Juntos, eles tiveram quatro filhos: príncipe Charles, princesa Anne, príncipe Andrew e príncipe Edward. Os netos da rainha são: príncipe William, príncipe Harry, Peter Phillips, Zara Phillips, princesa Beatrice, princesa Eugenie, Louise Windsor e James Windsor. Ela também teve bisnetos, sendo eles: Mia Grace, Lena Elizabeth, Lucas Philip, George Alexander Louis, Charlotte Elizabeth Diana, Louis Arthur Charles, Savannah, Isla, Archie, Lilibet, August Philip e Sienna Elizabeth.