O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, visitou na tarde desta sexta-feira (05/07) as obras do primeiro CEU de Diadema – Quarteirão da Educação, que estão a todo vapor na Rua Pau do Café, no bairro Promissão. Lula realizou uma vistoria pelo complexo educacional, cultural e esportivo, que está com 70% de sua execução concluída será inaugurado ainda este ano, e elogiou grandemente a iniciativa da Prefeitura. “O que traz dinheiro federal é a qualidade do projeto. Quando o projeto tem começo, meio e fim, como esse, fica difícil (o governo) recusar (a verba)”, citou. “Uma escola dessa qualidade deve ser feita em todos os bairros de Diadema”, elogiou.
Lula lembrou, ainda, que toda a infraestrutura presente na cidade foi construída após 1982, com o prefeito Gilson Menezes e posteriormente com José Augusto da Silva Ramos e com Filippi . “Eu vinha entregar boletim do sindicato em Diadema em 1969, e eu vinha amassar barro, porque nem rua asfaltada tinha”, disse Lula ao lembrar que também ia na casa de José Augusto comer buchada.
O presidente garantiu que virá à cidade para a inauguração do equipamento. “Filippi, parabéns! Eu venho inaugurar o CEU, venho inaugurar o Novo Hospital Municipal, e que você possa fazer ainda mais coisas por esse povo que merece”, concluiu.
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que quando o prefeito Filippi apresentou o projeto do CEU, toda equipe ficou encantada. Destacou também que o Instituto Federal da cidade deve ser inaugurado em breve, em um prédio que o Ministério está avaliando para adquirir. “Parabéns pelo que tem sido feito pela educação, porque cuidar da educação é olhar para o futuro desse país e para o futuro de Diadema.
O prefeito Filippi relembrou que quando assumiu a cidade, em 2021, a pandemia ainda estava em momento crítico e a prioridade era salvar vidas. Apesar disso, havia a certeza de que era preciso olhar para o futuro, e foi feito o projeto do CEU de Diadema, que contou com uma doação de R$ 500 mil de um empresário da cidade para a criação do projeto. “Ainda em 2021 fizemos uma carta para o então ministro da Educação, mas as portas estavam fechadas. Quando o Lula foi eleito novamente, nós retomamos o contato com o MEC e agora nós temos aqui sendo construídos um espaço de educação de qualidade, de esporte, de cultura, e nós temos profunda gratidão”.
Estiveram presentes no evento os ministros da Educação, Camilo Santana, das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, todos os secretários municipais, vereadores da cidade e outros municípios, como Santo André e São Caetano, deputados estaduais e federais, entre outras autoridades. Estudantes da rede municipal fizeram homenagens ao presidente e entregaram uma cesta com bonecas afro e indígena feitas à mão e alimentos colhidos nas hortas educativas das escolas.
O primeiro CEU de Diadema-Quarteirão da Educação terá 25 mil metros quadrados de área construída, em um complexo com três edifícios escolares e amplos espaços para práticas esportivas e culturais: quadra poliesportiva, salas de ginástica, piscinas cobertas para aulas de natação, hidroginástica e atividades recreativas, além de teatro, cineteatro e oficinas culturais. O complexo vai receber 1,8 mil estudantes, sendo 260 de 0 a 3 anos, 512 de 4 a 5 anos, 869 do Ensino Fundamental (1º aos 5º anos) e 224 da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e o investimento total de é de R$ 138 milhões. Lula: “Diadema merece um CEU em cada bairro”
Entre os destaques do 71º aniversário da cidade está entrega da primeira Clínica Terapêutica de…
No momento da abordagem, os suspeitos tentaram fugir, mas foram contidos pelos policiais; com eles,…
Na abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, mas a consulta veicular revelou…
Ecovias reforçou que colabora com a PM Rodoviária e investiu na ampliação do sistema de…
Tráfego ficou lento do km 40 ao 49 do Rodoanel e causou transtornos ,principalmente nessa…
Alunos cobram mais ventiladores e dizem que ensino fica prejudicado sem as aulas presenciais