Luiz Turco é o único do ABCD a não se reeleger como deputado

Mais visitadas

Queda na votação do petista de Santo André foi de 57,5% em relação ao pleito de 2014

turco
Luiz Turco sai derrotado das urnas nas eleições deste ano. Foto: Divulgação

O deputado estadual Luiz Turco foi o único da região do ABCD a não se reeleger nas eleições deste domingo (07/10). Ao obter 33.368 votos, ficou apenas na 19º colocação dentro da bancada do PT, que conquistou dez cadeiras na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

A queda na votação de Turco em relação ao pleito de 2014 foi de 57,7%. Naquela eleição, o petista recebeu nas urnas 78.670 votos.

A diferença entre aquela e essa eleição é que Turco tinha o apoio do então prefeito Carlos Grana (PT), além de vários vereadores e lideranças da cidade.

Com a derrota de Grana na eleição de 2016, o PT enfraqueceu muito em Santo André, perdendo inclusive quadros de políticos tradicionais, como é o caso do ex-vereador José Montoro Filho, o Montorinho, um dos fundadores do partido.

O prefeito Paulo Serra (PSDB) derrotou o petista com quase 80% dos votos válidos e o Partido dos Trabalhadores está em fase de reestruturação no município.

Luiz  Turco foi procurado, mas não deu retorno para se posicionar sobre o assunto.

Outros

Na eleição passada, Orlando Morando (PSDB), de São Bernardo, e Atila Jacomussi (PSB), de Mauá, se elegeram deputado estadual, mas renunciaram ao cargo em 2016 porque se elegeram prefeito.

A deputada estadual Ana do Carmo (PT), de São Bernardo, também não voltará porque neste ano disputou uma vaga na Câmara Federal, mas saiu derrotada nas urnas ao obter 51.818 votos, ficando somente com a sexta suplência da legenda.

Caso Ana do Carmo tivesse mantido sua última votação como deputada estadual, que foi de 72.238 votos, teria sido eleita com tranquilidade já que outros dois eleitos tiveram votação inferior a essa: Vicente Paulo da Silva , com 70.645, e Alencar Santana, com 67.892. A bancada do PT elegeu oito cadeiras poSão Paulo.

 Os deputados estaduais estaduais Teonílio Barba e Luiz Fernando Teixeira, ambos do PT de São Bernardo se reelegeram com tranquilidade. 

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações