Leandro Prearo põe S.Caetano no cenário nacional da pesquisa científica

Mais visitadas

Para chegar a esse nível de qualidade e confiança, os investimentos foram concentrados na ampliação e no aperfeiçoamento da Escola de saúde

Auricchio e Leandro Prearo
Leandro Prearo põe S.Caetano no cenário nacional da pesquisa científica. Foto: Divulgação

A cidade de São Caetano do Sul entrou, de fato, no cenário nacional da pesquisa científica com os investimentos realizados pela USCS (Universidade de São Caetano do Sul), especialmente na testagem de vacinas durante a pandemia da covid-19. Responsável por essa nova política de gestão universitária, o reitor Leandro Prearo colhe os frutos do planejamento realizado à época, que posicionou o município como polo da ciência brasileira.

“São esforços que resultaram em reconhecimento de diversos setores da ciência e da indústria farmacêutica. Atualmente, o CPC (Centro de Pesquisa Clínica) da USCS participa do desenvolvimento de vacinas e medicamentos para diversas doenças. Entramos definitivamente no universo da ciência, especialmente no que diz respeito à testagem de fármacos”, informa o reitor.

Os investimentos foram concentrados na ampliação e no aperfeiçoamento dos cursos da Escola de Saúde, hoje carro-chefe da USCS. “Fomos polo de desenvolvimento da coronavac e da Janssen pela infraestrutura e profissionais de ponta que integram nossa equipe. Um orgulho dizer à população de São Caetano que a USCS foi braço dessas pesquisas, culminando com a aprovação das vacinas que salvaram milhares de vidas”, explica Prearo.

Em parceria com a Prefeitura de São Caetano, o combate à covid-19 foi referência para o Brasil e o mundo. USCS e Prefeitura fizeram parcerias que colocaram a cidade na grande mídia todos os dias, sempre com políticas no combate à doença. O Disque Corona São Caetano, por exemplo, é programa que concorreu à premiação internacional por ser inovador.

O médico e prefeito José Auricchio Júnior é entusiasta de ter a USCS como parceira estratégica do município. “Trazer o conhecimento técnico à gestão pública é fator que garante mais qualidade em suas elaboração e execução. A USCS, com seu braço científico, nos ajuda a pensar a São Caetano do presente e do futuro”, resume o chefe do Executivo, ao ressaltar parcerias que disponibilizem serviços à população, como no caso do Hospital Veterinário Universitário Municipal.

Um dos rostos mais conhecidos na mídia nacional durante a pandemia foi o do infectologista Fabio Leal, responsável pelo CPC da USCS. “Nosso trabalho é contribuir com a ciência e investir em pesquisas, melhorando continuamente a integração do ensino na Universidade. A USCS é cada vez mais uma instituição sólida para contribuir tecnicamente nos diversos estudos em relação às vacinas e outros aparelhos de saúde que possam ser úteis para a comunidade”, finaliza.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações