Lauro Michels entrega Complexo Cultural e sede da Guarda Ambiental

Mais visitadas

Revitalização é a sexta concluída pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Diadema

 

Revitalização é a sexta concluída pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Diadema. Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti

 

O prefeito Lauro Michels entregou no início da noite de ontem, quarta-feira, 7/8, a revitalização do Complexo Cultural Eldorado, e no mesmo prédio também inaugurou a sede da Guarda Ambiental de Diadema, que irá fiscalizar e combater agressões ao meio ambiente.

Durante o evento, os moradores da região de Eldorado e convidados puderam assistir a várias atrações artísticas, entre ela apresentações de música, danças do Ventre, Cigana, Street Dance e Capoeira e também participaram de aula aberta de Samba-Rock e Sertanejo. O DJ Davi fez discotecagem e as crianças se divertiram com números de malabares e contação de histórias.

“Estou muito feliz em entregar essas duas obras para Diadema. Trouxemos para o município a Fábrica de Cultura e, com a revitalização que estamos realizando, além de deixar os espaços mais bonitos, ajudamos no fortalecimento cultura da nossa cidade”, disse o prefeito, agradecendo a todos que contribuíram para a implantação das melhorias.

Quem também gostou da reforma do centro cultural foi Marilza Benedito de Souza, moradora do Eldorado. “Eu faço oficina aqui e, com a reforma, a nossa sala de dança ganhou piso novo e ficou mais prazeroso frequentar as aulas. Vir a esse local me proporciona conhecer mais pessoas e fazer novas amizades”, revelou a moradora. O garoto Pedro Gabriel de Oliveira, de 12 anos, aluno da Oficina de Capoeira, apreciou o colorido das paredes e a iluminação. “O visual ficou diferente e todo local está muito mais bonito”, disse.

A revitalização é a sexta concluída pela Secretaria de Cultura – também receberam o benefício o CC Serraria, CC Canhema/Casa do Hip Hop, Nova Casa da Música, CC Promissão e CC Heleny Guariba – e tem como objetivo resignificar os espaços, deixando-os mais confortáveis, modernos e com a programação adequada de acordo a demanda de cada equipamento.

O secretário de Cultura, Eduardo Minas, explica que a revitalização deu nova estrutura ao local e, com isso, foi possível criar o Complexo Cultural Eldorado, agora formado pelo Cine Eldorado, Biblioteca, Centro Cultural Eldorado e Estação de Exposição. “Com a reforma geral que fizemos no prédio, além da implantação da sede da Guarda Ambiental, pudemos realizar melhorias no espaço de exposição, nas salas de oficinas, na biblioteca que passou por readequação e ganhou novos mobiliários, climatizamos o cinema, fizemos manutenção em camarins, sala de projeção e área administrativa”, ressaltou Minas.

 

Prefeito entrega Complexo Cultural Eldorado totalmente reformado. Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti

 

Mais vagas em formação

A mudança também envolve a grade de programação dos centros de cultura e, no caso do Complexo Eldorado, foi possível o aumento de vagas em oficinas. No primeiro semestre de 2019 foram criadas 500 vagas em formações e atualmente esse número é de 1.000 vagas. São 23 diferentes oficinas, em diversas modalidades como música, dança, teatro, desenho, HQ, artes circenses, fotografia. Todos os cursos são gratuitos.

Outra melhoria trazida para o Complexo Eldorado foi a compra de equipamentos novos (projetor e som digitais), para o Cine Eldorado, que volta a funcionar durante a Maratona Cultural Diadema 2019, que será realizada no município nos dias 16, 17 e 18 de agosto. Durante a Maratona, o cinema exibirá, em 17/8, a partir das 10h, a série “Caverna do Dragão”, produção americana da década de 80, que marcou a infância de muita gente. Serão 10 horas ininterruptas de exibição da série e com entrada gratuita.

A revitalização é feita com recursos diretos e inclui reforma geral do prédio, reparos em telhados, manutenção da parte elétrica e hidráulica, pintura geral, troca de pisos, reformas em banheiros e implantação de novo paisagismo e iluminação.

Guarda Ambiental – Com a implantação da sede  da Guarda Ambiental, a população de Diadema ganha reforço de policiamento e fiscalização ambiental 24h. A base vai funcionar no bairro Eldorado, local com maior número de infrações ambientais como descarte irregular de lixo e apreensão de animais silvestres.

“A base da Guarda Ambiental é um novo braço de operação especial que vai funcionar neste local . A população de Região Sul de Diadema ganha, além da fiscalização ambiental, mais segurança. Ela é resultado do trabalho de uma equipe e também representa um grande avanço no combate á destruição do meio ambiente”, comentou o secretário de Defesa Social, Paulo Alexandre Fagundes.

As secretarias de Defesa Social e Meio Ambiente estão trabalhando em conjunto e a parte de fiscalização ambiental passa a ser realizada também pela GCM de acordo com a lei municipal 455/2018. Para implantação do projeto, 10 guardas municipais realizaram treinamento específico, com aulas teóricas e práticas baseadas na legislação ambiental e foram entregues duas caminhonetes modelo S10, três armas de grosso calibre, munições e uniformes.

Para o município é fundamental a instalação da Guarda Ambiental. A cidade conta com 30,6Km², sendo que 6Km² constituem área da represa. Aproximadamente 22% do território da cidade estão inseridos em áreas de mananciais.

Serviço:

Complexo Cultural Eldorado/ Sede Guarda Ambiental – Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55, no bairro Eldorado. Telefone CC Eldorado 4059-1649.  Denúncia sobre meio ambiente, telefone 153.

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações