VOLTAR
  • Cidades

 Lauro Michels entrega 5 novas viaturas, munições e coletes à GCM

Desde março, carabinas calibre.40 também reforçam os trabalho das equipes da Guarda Municipal e em junho a cidade ganhou caminhão tempestade para acabar com bailes funks por meio de jatos d´água

  •  Lauro Michels entrega 5 novas viaturas, munições e coletes à GCM.
    Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 04/08/2020
  • Compartilhar:

Desde março, carabinas calibre.40 também reforçam os trabalho das equipes da Guarda Municipal e em junho a cidade ganhou caminhão tempestade para acabar com bailes funks por meio de jatos d´água

 

Lauro Michels entrega 5 novas viaturas, munições e coletes à GCM. Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti

 

O prefeito de Diadema, Lauro Michels, entregou nesta terça-feira (04/08) cinco novas viaturas à GCM (Guarda Civil Municipal). Os veículos, modelo Jeep Renegade 2020, estão equipados para policiamento com sinalização sonora, sinalização luminosa e guardas-presos. Durante o evento, a GCM também recebeu 80 novos coletes balísticos e munições do tipo .40.

Essa é a 39ª entrega realizada para a Secretaria de Defesa Social em apenas 18 meses e faz parte do programa de modernização da GCM. Dentre outros itens, foram entregues coletes balísticos novos, carabinas calibre 12, carabinas CTT .40, botas com melhor tecnologia, novos uniformes e a contratação de mais 80 guardas, além de viaturas compradas com recursos de emendas (que serão entregues em breve).

“Estamos investindo em segurança e devolvendo tranquilidade aos moradores. O retorno é gradativo, mas já conseguimos reduzir diversos índices de criminalidade em nosso município”, afirma o prefeito Lauro Michels.

Diadema foi pioneira na região ao adotar, desde março, carabinas calibre.40, que estão reforçando o trabalho das equipes do ROMU (Rondas Ostensivas Municipais). No mesmo mês, a GCM recebeu cinco viaturas, sendo três veículos Volkswagen Gol, reformados com o auxílio da iniciativa privada, e dois Ford Ka (doados pela Secretaria Municipal de Transportes). Todos os veículos receberam layout com as cores da bandeira da cidade, novo distintivo da GCM e o símbolo internacional de polícia comunitária.

Em junho, a GCM também recebeu o veículo Tempestade, equipado com jato d’água e destinado a operações especiais, como o combate a festas irregulares.

“Com os novos equipamentos, nossos guardas têm melhores condições de desenvolver seu trabalho e mais segurança, enquanto o aumento da frota garante nossa presença em mais locais, seja para atender ocorrências seja para inibir a criminalidade”, avalia José Cícero, comandante da GCM.

Durante o evento desta manhã de terça, além do prefeito Lauro Michels, estiveram presentes o secretário de Defesa Social de Diadema, Paulo Fagundes, a secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Regina Gonçalves, deputado estadual Márcio da Farmácia, o presidente da Câmara Rivelino Teixeira de Almeida, o Pretinho, major Ullman, comandante do 24º Batalhão da Policia Militar e o tenente Ribeiro do Corpo de Bombeiros.

“Estamos combinando investimentos com equipamentos, inteligência estratégica com o monitoramento de locais mais suscetíveis a crimes e valorização da nossa equipe, com treinamentos e melhores condições de trabalho para devolver à cidade a segurança”, concluiu o secretário Paulo Fagundes.

Guarda Ambiental – Outra realização recente da Secretaria de Defesa Social foi a criação da Guarda Ambiental, em 2019. Com base no bairro de Eldorado, onde ocorre o maior número de infrações como descarte irregular de lixo e apreensão de animais silvestres, a Guarda Civil Ambiental reforça o policiamento e a fiscalização de crimes contra o meio ambiente. Para implantação do projeto, 10 guardas municipais realizaram treinamento específico, com aulas teóricas e práticas baseadas na legislação ambiental. A equipe conta com duas caminhonetes modelo S10, três armas de grosso calibre, munições e uniformes.