Lançamento de livro da Escola Livre de Teatro é destaque em Santo André 

Mais visitadas

Escola Livre de Cinema e Vídeo realizará mostra na próxima terça; toda a programação será pelas redes sociais

 

 

O destaque da semana da agenda ‘Cultura em Casa SA’ será o lançamento do livro digital ‘Inventário das Produções Artísticas da Escola Livre de Teatro de Santo André: 2011 a 2020’. A publicação comemora os 30 anos da ELT, completados em 28 de junho de 2020, e será lançada nesta segunda-feira (7), às 20h, pela plataforma Zoom. A agenda terá ainda uma mostra da Escola Livre de Cinema e Vídeo e outras atividades gratuitas, todas online por conta da pandemia do novo coronavírus. Confira a seguir.

Com o livro ‘Inventário das Produções Artísticas da Escola Livre de Teatro de Santo André: 2011 a 2020’, a ELT mantém uma tradição ao completar 30 anos. Assim como na ocasião dos 10 e dos 20 anos, agora a escola lança mais uma publicação, desta vez em formato digital. Será nesta segunda-feira (7), às 20h. O link para entrar na reunião é bit.ly/30anoselt.

De acordo com os responsáveis pela publicação digital, a novidade é que ela será dividida em duas partes. Esta primeira é composta pelo registro das montagens cênicas dos terceiros e quartos anos do curso de Formação de Atrizes e Atores. A segunda parte tem lançamento previsto para julho de 2021, com a produção de textos sobre essa trajetória.

Além do resgate de fichas técnicas, programas, cartazes, releases e dados da temporada, a publicação digital traz o registro oral de aprendizes, mestras e mestres que relataram suas memórias sobre o percurso dos processos artísticos. Ao todo, são mais de seis horas de registros em áudio e mais de 15 horas de registros em vídeo dos espetáculos de todas as formações dos últimos dez anos, desde o espetáculo “Um Homem é um Homem”, da Formação 12, até “Casa Verde”, da Formação 22. A publicação estará disponível em http://culturaz.santoandre.sp.gov.br/agente/26/.

Mostra da ELCV – E a Escola Livre de Cinema e Vídeo também realizará sua mostra. Será na terça-feira (8), às 20h, com a live de apresentação dos trabalhos realizados pela Turma 9 da escola. Os destaques serão as apresentações das produções realizadas na quarentena e o curta apresentado no Festival de Curtas de São Paulo do evento ‘Noite de Kinos’. A atividade será transmitida pela plataforma Zoom.

Outras atrações – A Agenda Cultural em Casa SA terá ainda, na segunda-feira (7), às 16h, no ELT em Casa, o segundo encontro do Núcleo de Estudo Crítico de Políticas Públicas em Cultura sobre Epistemologias da Sublevação com Ave Terrena. No mesmo horário, o Emia em Casa terá mais um Fazendo Arte, Sim!, com aula sobre ilustração, quando Maíra Vaz Valente falará sobre as ilustrações do livro ‘Uma Casa no Parque – A Saga da Tartaruga’.

Na terça-feira (8), às 16h, o ELT em Casa apresentará aula do Terreiro de Estudo sobre Teatro e Política – Situações, com a participação do ator, diretor, arte-educador e pesquisados Márcio Castro.

A programação da quarta-feira (9) terá, às 16h, no ELT em Casa, aula do Terreiro de Estudos Lutas Culturais e Formas Artísticas – Política, Ideologia e Estética com o tema Estética Periférica, com participação da atriz e slammer Jéssica Marcele e do cineasta e agente cultural André Okuma. Ainda Às 16h, o ELCV em Casa exibirá ‘A Proposta do Fabcine Móvel’, com Alexandre Gomes, e ‘A Proposta da Todesplay’, com Thaís Scabio. Mediação a cargo de Lúcio Kodato. E às 18h, no Museu em Casa SA a atração será a história do artista plástico Luiz Sacilotto, filho de imigrantes italianos e integrante da exposição ‘Trajetória Imigrantes, Tempo de Lembrar’. Apresentação de Leonice Mantovani, do projeto Ação Educativa.

E na quinta-feira (10) o Emia em Casa apresentará no Fazendo Arte, Sim!, aula de cerâmica: Ocarina, quando Fabio Marques ensinará a construir um instrumento musical de cerâmica.

Produtores culturais – A Agenda Cultural Online de Santo André disponibiliza ainda dezenas de trabalhos de produtores culturais da cidade. São obras aprovadas no edital emergencial lançado no período da pandemia que trabalha com linguagens como música, teatro, dança, literatura, artes visuais, circo, artesanato, audiovisual, entre outras.

Participe – Artistas, agentes e trabalhadores da Cultura de Santo André também podem participar da agenda ‘Cultura em Casa SA’. A proposta é dar espaço para divulgação e fortalecer a produção cultural local. Mais informações e formulário de inscrição estão disponíveis em bit.ly/ParticipeAgendaCulturalOnlineSA.

A agenda ‘Cultura em Casa SA’ é uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André que visa levar ao público uma programação cultural diversificada e de qualidade produzida na cidade. O conteúdo está disponível em http://www3.santoandre.sp.gov.br/agendacultural/.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações