VOLTAR
  • Política

Justiça prorroga prisão da vereadora Elian por mais cinco dias

Parlamentar de Santo André é acusada de participar de fraudes no INSS; outras três pessoas também ficarão detidas pelo mesmo período

  • TRF-3 garante volta de Elian Santana ao cargo de vereadora de Santo André.
    Foto: Reprodução
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 01/12/2018
  • Compartilhar:

Parlamentar de Santo André é acusada de participar de fraudes no INSS; outras três pessoas também ficarão detidas pelo mesmo período

 

prorroga

Vereadora Elian teve prisão temporária prorrogada por mais cinco dias. Foto: Reprodução

 

A juíza da 3ª Vara de São Bernardo, Ana Lúcia Iucker Meirelles de Oliveira, prorrogou a prisão temporária da vereadora de Santo André Elian Santana (SD) por mais cinco dias. A parlamentar foi presa na última segunda-feira (26/11) pela PF (Polícia Federal) sob a acusação de participar de um esquema de fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A prorrogação foi estendida a outros três integrantes do esquema usado para acelerar aposentadores mediante ao pagamento de R$ 9 mil a R$ 15 mil. A Operação foi batizada como Barbour.

No despacho da juíza, foi colocado que existe “perigo” de criar obstáculo nas investigações. “Não restam dúvidas de que Elian utiliza seu gabinete e assessores para fins ilícitos, donde aufere, no mínimo, indevida vantagem política nesses expedientes espúrios”, afirmou a Polícia Federal no pedido de prisão temporária.

Outro argumento é de que a a soltura da vereadora seria um risco à ordem pública, “haja vista seu meio de vida criminoso, uma vez que ela se vale, diuturnamente, de sua condição de parlamentar para cometer ilícitos, seja abusando de seu prestígio, seja abusando de seu gabinete na Câmara”, disse a PF que defende inclusive que depois desses cinco dias a prisão seja transformada em preventiva, ou seja, sem data para deixar a carceragem da Polícia Federal, que fica no bairro da Lapa, em São Paulo..

Afastamento

A vereadora foi afastada do cargo pela Justiça por seis meses. A Câmara ainda não decidiu se vai chamar o suplente Vavá da Churrascaria (SD) para ocupar a função durante esse período.