VOLTAR
  • Cidades

Jovens morrem ao praticarem esporte radical em prédio abandonado em S.Bernardo

Uma garota também ficou gravemente ferida e foi socorrida pelo Helicóptero Água da PM

  • Jovens morrem ao praticarem esporte radical em prédio abandonado em São Bernardo.
    Foto: Reprodução/Redes Sociais
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 28/11/2020
  • Compartilhar:

Uma garota também ficou gravemente ferida e foi socorrida pelo Helicóptero Água da PM

 

Jovens morrem ao praticarem esporte radical em prédio abandonado em São Bernardo. Foto: Reprodução/Redes Sociais

 

Dois jovens morreram ao praticaram esporte radical em prédios abandonados, na rua Gregória de Fregel, no bairro Demarchi, em São Bernardo. Há vários anos o espaço é utilizado para atividades radicais como rapel, rope jumping e estilingue humano. Essas não são as primeiras mortes que ocorrem o local. Pelas primeiras informações ao saltarem do edifício, um cabo se rompeu e houve a queda.

Uma jovem de 22 anos também ficou ferida e foi socorrida pelo helicóptero Água da PM (Polícia Militar) e levada para o Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André. O caso foi encaminhado ao 3º DP (Distrito Policial), que apura os fatos.

Para ter acesso ao espaço, os jovens sobem escadas até o topo dos edifícios.  O desafio começa aí, pois há fossos abertos de elevadores, outro perigo para quem se aventura nesta atividade.

Por que os prédios estão inacabados?

Uma construtora começou a erguer seis prédios com 15 andares em meados da década de 80, em uma área de 25 mil m², onde já funcionou  uma fábrica de lâmpadas.

No entanto, houve a falência da empresa e os prédios estão abandonados até hoje, sendo utilizados para prática de esportes radicais.

A Prefeitura de São Bernardo emitiu uma nota oficial e confirmou que o terreno é de empresa privada. leia a íntegra:

“A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico, informa que o terreno mencionado, localizado na Rua Gregória de Fregel, número 198, trata-se de uma propriedade privada.

Os proprietários do terreno obtiveram em maio de 2019, junto à Prefeitura de São Bernardo, uma revalidação de alvará para construção de edificações no espaço. O documento possui validade até maio de 2023 e foi emitido em nome da empresa Elétrica Brasileira Indústria e Comércio LTDA, o que a torna responsável pela zeladoria e conservação do espaço.

A Administração municipal, por meio das secretarias de Obras e Segurança Urbana, reforça que mantém regularmente fiscalização em propriedades e construções abandonadas, visando assim recuperar a zeladoria desses espaços.

Quando comprovado o abandono e o acúmulo de dívidas do terreno, a Prefeitura de São Bernardo respaldada na Lei Municipal 6691, de 28 junho de 2018, tem tomado posse destes terrenos privados, visando dar destinação social para essas áreas. A iniciativa possibilitou, por exemplo, a Prefeitura construir uma base do SAMU e uma unidade avançada do Bom Prato em terrenos privados até então abandonados na cidade”.