VOLTAR
  • Cidades

Jovem de 22 anos de Sto.André é detectado com sublinhagem da ômicron

Morador do ABCD foi atendido em equipamento de Saúde da Capital paulista  e exame realizado em 28 de janeiro

  • Morador do ABCD foi atendido em equipamento de Saúde da Capital paulista e exame realizado em 28 de janeiro.
    Foto: Agência Brasil (imagem ilustrativa)
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 08/02/2022
  • Compartilhar:

Morador do ABCD foi atendido em equipamento de Saúde da Capital paulista e exame realizado em 28 de janeiro

teste de covid

Morador do ABCD foi atendido em equipamento de Saúde da Capital paulista e exame realizado em 28 de janeiro. Foto: Agência Brasil (imagem ilustrativa)

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo confirmou nesta segunda-feira (07/02) o primeiro caso da BA.2, uma sublinhagem da variante Ômicron, que é considerada ainda mais transmissível que esta e tornou-se dominante em diversos países, como Dinamarca e Índia. Até o momento, não há indicações de que a BA.2 seja mais grave que as outras variantes.

O paciente é um jovem de 22 anos, do município de Santo André, que foi atendido em uma unidade de saúde na Capital Paulista. O paciente foi vacinado com duas doses da vacina contra a covid-19, mas ainda não está apto a receber a dose de reforço. Ele disse que está com sintomas leves e que ficou em isolamento domiciliar assim que os sintomas se iniciaram. Nenhum parente do homem adoeceu, e ele informou não ter viajado. O exame foi feito em 28 de janeiro.

A sublinhagem BA.2 foi identificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 7 de dezembro e tem cerca de 40 mutações em relação à variante Ômicron BA.1.

Até este momento, o monitoramento genômico que é feito pela prefeitura com base em amostras tem mostrado que 100% dos casos positivos na cidade de São Paulo são referentes à variante Ômicron.

A prefeitura de Santo André foi procurada e informou que a  Secretaria de Saúde da cidade foi notificada nesta terça-feira pelo GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica), regional ABC, a respeito de paciente detectado com a subvariante BA.2 da ômicron.

“O paciente, residente no Jardim Santo Alberto, já foi localizado e as medidas de prevenção adotadas, conforme protocolo do Ministério da Saúde, desde a confirmação do caso positivo, o que não ocorreu em Santo André. O estado geral de saúde do paciente é bom e o município fará agora o monitoramento do quadro do mesmo e dos contactantes. Santo André segue enfrentando a Covid-19 e priorizando as medidas preventivas, como a vacinação, e o cumprimento dos protocolos de notificação, investigação e monitoramento de casos”, disse a Prefeitura.

Secretaria de Estado

A Secretaria de Estado da Saúde emitiu uma nota a respeito do assunto.

Leia a íntegra:

“O Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (CVE) de São Paulo divulgou, nesta terça-feira (8), balanço atualizado que aponta 3.357 casos da variante Ômicron, todos com resultado de sequenciamento genético e investigação epidemiológica. Nas últimas semanas foram identificados dois casos do subtipo BA.2 da variante Ômicron no estado, em Guarulhos e Sorocaba. Ainda há um caso deste subtipo de um morador de Santo André que está em fase final de investigação.

A Ômicron, assim como a Alpha, Beta, Gamma e Delta, são classificadas como “variantes de atenção” pelas autoridades sanitárias devido à possibilidade de aumento de transmissibilidade ou gravidade da infecção, por exemplo. Análises do Instituto Adolfo Lutz e do CVE identificaram no decorrer da pandemia 3 casos autóctones de Beta, 54 de Alpha, 2.917 de Gamma e 16.243 de Delta.

A confirmação de uma variante ocorre por meio de sequenciamento genético, um instrumento de vigilância, ou seja, de monitoramento do cenário epidemiológico, que não deve ser confundido com diagnóstico, este sim de caráter individual. Portanto, não é necessário, do ponto de vista técnico e científico, sequenciamentos individualizados, uma vez confirmada a circulação local da variante.

As medidas já conhecidas pela população seguem cruciais para combater a pandemia do coronavírus: uso de máscara, que segue obrigatório em SP; higienização das mãos (com água e sabão ou álcool em gel); distanciamento social; e a vacinação contra a Covid.”