VOLTAR
  • Esporte

Jogos Escolares de Santo André terão esportes eletrônicos

Novidade fará parte da 51ª edição da competição entre instituições de ensino; inscrições devem feitas pelas escolas até 29 de fevereiro

  • Jogos Escolares de Santo André ganham modalidade de esportes eletrônicos.
    Foto: Divulgação/PSA
  • Por: Redação
  • Publicado em: 23/01/2020
  • Compartilhar:

Novidade fará parte da 51ª edição da competição entre instituições de ensino; inscrições devem feitas pelas escolas até 29 de fevereiro

 

Jogos Escolares de Santo André ganham modalidade de esportes eletrônicos. Foto: Divulgação/PSA

 

Os Jogos Escolares de Santo André, tradicional competição de diversas modalidades entre instituições de ensino privadas e públicas, chegam à 51ª edição neste ano de forma inovadora. Pela primeira vez, os esportes eletrônicos, também conhecidos como eSports, estarão presentes na disputa, além das tradicionais categorias como atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, handebol, judô, karatê, natação, queimada, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

A nova modalidade, que varia entre computador e console, terá dois jogos diferentes, oferecidos gratuitamente pela Saga (escola de games), localizada em Santo André, em parceria com a Prefeitura. O primeiro é o LoL (League of Legends), jogo com diversos competidores e que conta com mais de 100 milhões de usuários no mundo. O objetivo do game é destruir a base adversária. O outro jogo é o Just Dance, competição de dança em uma plataforma com sensores de movimento.

As inscrições para participar da modalidade de esportes eletrônicos dos Jogos Escolares estão abertas e seguem até o dia 29 de fevereiro. A partir de março acontece o processo de ativação e seletivas, e em agosto as fases finais. A escola que tiver interesse em participar deve contatar o responsável Fabiano Holtsmann pelo e-mail parcerias.santoandre@saga.art.br ou pelo WhatsApp, através do número (11) 99191-3555.

“Não medidos esforços para trazer inovação para todas as áreas da cidade, como saúde, educação, cultura e esporte. Este é mais um exemplo de que estamos antenados com o mundo de hoje, procurando integrar os jovens da cidade neste processo”, disse o prefeito Paulo Serra.

A disputa de League of Legends reunirá 64 equipes (uma por escola) e o critério para participação será a ordem de inscrição. Jogam na modalidade coletiva crianças do Infantil (nascidos em 2006 e 2007) e Juvenil (nascidos em 2003, 2004 e 2005). No Just Dance, modalidade que é individual, as categorias são pré-mirim (nascidos em 2010, 2011 e 2012) e mirim (nascidos em 2008 e 2009).

Todos os alunos, mesmo que não participem dos Jogos Escolares, receberão um voucher para uma oficina, sem custo e com certificado internacional válido em 38 países após completar a carga horária total de oito horas. São quatro opções e o aluno poderá escolher entre aprender Modelagem 3D; Edição de Imagem; Cenário de Game 3D ou Fábrica de Youtubers.

“Assim como o surf e o skate, que nunca imaginávamos que estariam nas Olimpíadas, os jogos eletrônicos já foram vistos com algum ‘preconceito’ e atualmente não. Pelo contrário, os investimentos em eSports são cada vez maiores. Há multinacionais financiando jogadores, com prêmios milionários, e agora estes jovens de Santo André terão acesso a esta modalidade totalmente nova e que engajará o público a nível municipal, em um esporte que é totalmente moderno”, comentou Fabiano Holtsmann, da Saga (School of Art, Game & Animation).

As inscrições gerais dos Jogos Escolares ocorrerão de 27 de maio a 3 de junho (escolas) e as inscrições nominais serão realizadas de 15 a 26 de junho (atletas). A competição acontece no segundo semestre.