Jardim Santo André começa a receber obras da Praça da Cidadania

Mais visitadas

Fruto de parceria entre o Fundo Social de São Paulo e a Prefeitura de Santo André, equipamento funcionará como espaço de lazer e de capacitação

Equipamento funcionará como espaço de lazer e de capacitação. Foto: Divulgação/PSA

 

A Praça da Cidadania, fruto de uma parceria entre o Fundo Social de São Paulo (Fussp) e a Prefeitura de Santo André,  vai funcionar como espaço de lazer e capacitação, teve as obras iniciadas e vai beneficiar principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade social. A obra é mais um passo importante na reestruturação do bairro, que no ano passado ganhou uma UPA modernizada e receberá uma nova creche ainda neste mês.

A cerimônia de lançamento da pedra fundamental da Praça da Cidadania ocorreu nesta terça-feira (20/08), com a presença da primeira-dama do Estado e presidente do Conselho do Fundo Social de São Paulo, Bia Doria, do presidente executivo do Fundo Social de São Paulo, Filipe Sabará, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, Ana Carolina Barreto Serra e do prefeito Paulo Serra.

“As obras já estão iniciadas e é com muita alegria que vamos entregar a Praça da Cidadania em breve. Aproveitei para conhecer mais da região e ver outras questões em que podemos ajudar, e vou levar as demandas para o governador. Vamos começar pela Praça, que já é algo significativo e que será útil para toda a comunidade”, disse a presidente do Conselho do Fundo Social de São Paulo, Bia Doria.

As intervenções no terreno começaram no início deste mês. Até agora já foram feitos a demolição, terraplanagem, instalação de canteiro de obras, execução de dreno, demarcação de cotas, tratamento das arquibancadas, produção dos contêineres para os cursos e a escavação e colocação de mureta no campo society. O projeto executivo da Praça da Cidadania foi desenvolvido pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), que detém a maior parte do terreno do Jardim Santo André e já realiza outras intervenções habitacionais, urbanísticas e sociais na área. A previsão é que o equipamento seja entregue até outubro deste ano.

“Tão difícil quanto construir é manter e nós esperamos o apoio de todos para quando estiver pronto termos uma qualidade neste espaço, que tem um concepção inovadora em todo seu projeto e obra. A população precisa utilizar este equipamento e ter o sentimento de pertencimento. Este tipo de trabalho efetivamente transforma a vida das pessoas”, comentou o prefeito Paulo Serra.

Antes das obras estruturais, o espaço onde está sendo instalada a Praça da Cidadania foi usado para atividades e cursos voltados para a própria comunidade, como Oficina de Agrofloresta, que ensinou à população a plantar o jardim frutífero que fará parte do espaço. Cursos de moda e beleza também foram ministrados pelo Fundo Social de São Paulo no bairro para estimular a autonomia e o empreendedorismo nos moradores.

“Esta grande parceria é mais uma de sucesso, que traz uma melhoria para esta região que tanto precisa. Este é mais um exemplo de inovação social, que com a união de muitos, conseguimos ajudar os que mais precisam”, definiu a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, Ana Carolina Rossi Barreto Serra.

O objetivo da Praça da Cidadania é construir espaços coletivos ecológicos destinados à população em situação de vulnerabilidade social e promover a capacitação profissional da comunidade por meio dos cursos das novas Escolas de Qualificação Profissional e geração de renda, através de um programa de empreendedorismo regional.Nestes locais haverá espaços para cursos e oficinas, apoio jurídico, quadra poliesportiva, horta social, comércio, coworking, wi-fi, estação de gestão de resíduos e parque infantil, além de uma agência a do Banco do Povo para análise e aprovação de microcrédito.

Entre os cursos que vão integrar o projeto da Praça da Cidadania estão as disciplinas de Bioconstrução; Moda, Casa, Papelaria e Artesanato; Beleza, Estética e Bem-estar; Gastronomia e Hospitalidade e Escola de Informática.

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações