VOLTAR
  • Cidades

Irmã do rei da Espanha visita projeto de educação de trânsito em São Caetano

Elena de Bourbon acompanhou  apresentação dos alunos das EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Oswaldo Samuel Massei e 28 de Julho

  • Irmã do rei da Espanha visita projeto de educação de trânsito em São Caetano.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 20/09/2023
  • Compartilhar:

Elena de Bourbon acompanhou  apresentação dos alunos das EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Oswaldo Samuel Massei e 28 de Julho

Irmã do rei da Espanha

Irmã do rei da Espanha visita projeto de educação de trânsito em São Caetano. Foto: Divulgação

Irmã do rei da Espanha, Felipe VI, Elena de Bourbon tornou-se a primeira integrante de uma família real a visitar São Caetano do Sul, desde a sua emancipação político-administrativa, em 1948. A infanta acompanhou uma apresentação do Projeto NPC (Na Pista Certa), parceria da Fundación Mapfre com a Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), realizada nesta quarta-feira (20/09), no Espaço Verde Chico Mendes.

O NPC integra a programação da Prefeitura de São Caetano pela Semana Nacional de Trânsito (18 e 25/09), com a campanha No Trânsito, escolha a vida. O tema tem como proposta mostrar a importância do cuidado com a vida humana, uma responsabilidade que é compartilhada com os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito, os atores envolvidos no processo e também o cidadão.

Elena de Bourbon ficou encantada com a apresentação dos alunos das EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Oswaldo Samuel Massei e 28 de Julho, que cantaram uma versão em espanhol da canção infantil Borboletinha. “Espetacular”, disse a infanta, que é diretora de projetos da Fundación Mapfre na Espanha.

Elena foi recebida pelo prefeito em exercício, Carlos Humberto Seraphim, e falou da alegria do momento. “Muito feliz e agradecida por estar em São Caetano, cidade que abriu espaço para podermos desenvolver nosso projeto da Fundación Mapfre”, concluiu. “Estamos muito honrados e felizes de receber na nossa cidade uma integrante da família real da Espanha, um país que muito admiro”, falou Seraphim.

NA PISTA CERTA

O Programa Na Pista Certa em São Caetano tem como principal objetivo transmitir conceitos e orientações de educação no trânsito para alunos de 5 a 9 anos das EMEFs.

As atividades no Chico Mendes tiveram início no domingo (17/9) e vão até o próximo sábado (23/09), sempre das 8h às 17h, exclusivamente para as 17 escolas inscritas no programa. Além disso, a Semana do Trânsito reserva ações como intervenções artísticas, jogo de memória, espetáculo teatral, placômetro, trilha de trânsito e blitze educativas nas ruas da cidade.

O secretário da Semob, Diego Santos Vido, acredita que a educação no trânsito tem bons resultados quando iniciada nas faixas etárias menores. “O propósito da Educação no Trânsito dentro das escolas está relacionado a formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o cotidiano das cidades. Além disso, contribuir na construção de valores, como o respeito ao próximo para a proteção da vida, e também na compreensão da criança em relação aos elementos e às situações vivenciadas no cotidiano.” A secretária municipal de Educação, Minéa Fratelli, também participou da atividade.