VOLTAR
  • Cidades

Ipem-SP avalia balanças usadas em feira livres no ABCD

 Ação que começou neste segunda-feira e vai até 17 de maio visa verificar os equipamentos utilizados por vendedores ambulantes e permissionários de varejo

  • Balanças utilizadas em feiras livres na região do ABCD serão avaliadas por fiscais do Ipem.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 15/04/2019
  • Compartilhar:

 Ação que começou neste segunda-feira e vai até 17 de maio visa verificar os equipamentos utilizados por vendedores ambulantes e permissionários de varejo

 

balanças

Balanças utilizadas em feiras livres na região do ABCD serão avaliadas por fiscais do Ipem. Foto: Divulgação

Fiscais do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão do governo do Estado de São Paulo que tem como finalidade proteger o consumidor, avaliam no período de 15 de abril a 17 de maio, as balanças utilizadas em feiras livres em alguns municípios do ABCD: Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo e São Caetano.

Os comerciantes devem procurar pelo serviço de verificação das balanças para avaliação dos equipamentos, na regional do Ipem-SP de Santo André, localizada à Rua Atibaia, 390 – Valparaíso. O atendimento será às segundas-feiras, das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30.

Os instrumentos encaminhados ao órgão passarão por testes de erros de medição, de acordo com a determinação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Também são examinadas características gerais, como legibilidade dos indicadores, estado geral de conservação, marcas de verificação e lacres.

Ao levar a balança ao Ipem-SP, o feirante deve certificar-se de que o aparelho está devidamente limpo. Além disso, será preciso apresentar CPF ou CNPJ, comprovante de residência e comprovante de pagamento da taxa metrológica. Vale ressaltar que a Guia de Recolhimento da taxa será fornecida no momento da verificação dos instrumentos, devendo ser quitada antes da retirada dos instrumentos do local. O valor da taxa é aplicado de acordo com o tipo de instrumento.

Durante a fiscalização de rotina, as equipes do Ipem-SP percorrem as feiras livres dos municípios com o objetivo de verificar se as balanças utilizadas estão corretas. O intuito da ação é garantir que o consumidor pague pelo produto que efetivamente está adquirindo.

O feirante que estiver com balança irregular será autuado e terá 10 dias para apresentar defesa aoIpem-SP.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4426-7333 ou pessoalmente na sede da regional do Ipem-SP em Santo André, localizada à Rua Atibaia, 390 – Valparaíso.

Orientação para o consumo

O Ipem-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia acesse http://goo.gl/Waw0P1.