VOLTAR
  • Economia

Instituto Riachuelo e G10 Favelas firmam parceria com empresa de logística na periferia

Há 6 meses, a Favela Brasil Xpress é responsável por projeto piloto de entrega de produtos do e-commerce da varejista nas periferias; Diadema já recebeu pacotes da varejista

  • Evento de oficialização da parceria entre Favela Brasil Xpress, G10 Favelas e Riachuelo ocorreu nesta quarta em Paraisópolis.
    Foto: Divulgação/ André Silva/ Agência Cria Brasil
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 15/06/2022
  • Compartilhar:

Há 6 meses, a Favela Brasil Xpress é responsável por projeto piloto de entrega de produtos do e-commerce da varejista nas periferias; Diadema já recebeu pacotes da varejista

participantes do evento G10 Favelas

Evento de oficialização da parceria entre Favela Brasil Xpress, G10 Favelas e Riachuelo ocorreu nesta quarta em Paraisópolis. Foto: Divulgação/ André Silva/ Agência Cria Brasil

O Instituto Riachuelo firma oficialmente parceria com a Favela Brasil Xpress, startup de logística parceira do G10 Favelas, para facilitar o acesso à marca dentro da periferia. Ao longo de um processo piloto que vem acontecendo nos últimos seis meses, a varejista já entregou cerca de 6 mil pacotes nas comunidades de Diadema, no ABCD, além de Paraisópolis, Capão Redondo, Heliópolis, Cidade Júlia, todas na Capital Paulista.

A ideia é que a Riachuelo entregue os produtos nos centros de logística da startup, que se responsabiliza pela last mile — etapa que percorre a última milha até o destino, dentro das periferias. Antes, muitas entregas do e-commerce não chegavam às favelas por limitações de estrutura, como vielas estreitas, ou por falta de CEP ou numeração, e, sendo assim, paravam nas agências dos Correios mais próximas.

“Somos uma empresa que mantém o cliente como centro do negócio. Nós somos feitos por e para pessoas,estaremos onde eles estiverem. Com a parceria, vamos gerar conexão, inclusão e comodidade. Agora, nossos clientes não precisam mais ir até uma agência dos Correios para receber um produto, eles o receberão no conforto de sua casa, prezamos muito por isso”, comemora Marcella Kanner, head de comunicação corporativa e de marca da Riachuelo e diretora de comunicação do instituto Riachuelo.

A parceria compartilha o objetivo mútuo de democratizar a entrega e impactar um público que movimenta mais de R$ 159 Bi anualmente. “Identificamos uma população invisível, sem CEP, e a transformamos em consumidores”, afirma o CEO da Favela Brasil Xpress, Giva Pereira.

Já com a IPO aberta para investimento na Bolsa de Valores das Favelas – uma parceria do G10 Favelas e Divi Hub, a Favela Brasil Xpress deve expandir suas operações para outras 50 comunidades ainda este ano.

Sobre o Instituto Riachuelo

Criado com o propósito de transformar vidas por meio da geração de trabalho e renda, o Instituto Riachuelo promove o desenvolvimento econômico e social, impactando cerca de 250 pequenos e médios empreendedores e beneficiando indiretamente 50 mil pessoas no Sertão do Rio Grande do Norte, berço da companhia homônima que possui 75 anos de história. Inicialmente a organização está estruturada para atender cinco principais pilares: empreendedorismo e desenvolvimento da comunidade, que inclui projetos na cadeia têxtil, como oficinas de costura, o artesanato e bordado potiguar e o cultivo de algodão agroecológico; educação e capacitação profissional, por meio do programa “Jovem Empreendedor” em parceria com a Junior Achievement e pela viabilização de bolsas de estudo para filhos de colaboradores, em parceria com o SESI e Sistema FIERN; economia de reciclagem têxtil em circuito fechado, apoiando o Grupo Guararapes em sua parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para trabalhar a circularidade das peças na cadeia produtiva e dar nova vida a resíduos têxteis; doações, buscando organizações que desenvolvem um trabalho sério para promover impacto positivo na vida de crianças e jovens pelo país; e saúde e bem-estar, que promove programas de saúde no sertão.

Sobre a Riachuelo

Com 75 anos de história, a Riachuelo tem o maior parque fabril da América Latina, são mais de 30 milhões de clientes no cartão Riachuelo e mais de 370 lojas próprias espalhadas pelo país.

Sobre o G10 Favelas

O Grupo é um bloco de líderes e empreendedores das favelas, a exemplo de blocos econômicos mundiais, uniram forças em prol do desenvolvimento econômico e social dessas áreas urbanas. O bloco foi criado em 2019, formado pelas comunidades da Rocinha (RJ), Rio das Pedras (RJ), Heliópolis (SP), Paraisópolis (SP), Cidade de Deus (AM), Baixadas da Condor (PA), Baixadas da Estrada Nova Jurunas (PA), Casa Amarela (PE), Coroadinho (MA) e Sol Nascente (DF). Atualmente, atende cerca de 300 comunidades no país.