VOLTAR
  • Política

Instabilidade em aplicativo suspende prévias do PSDB

João Doria, Arthur Virgílio e Eduardo Leite disputam quem será o candidato a presidente da República em 2022

  • João Doria, Arthur Virgílio e Eduardo Leite disputam quem será o candidato a presidente da República em 2022.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 21/11/2021
  • Compartilhar:

João Doria, Arthur Virgílio e Eduardo Leite disputam quem será o candidato a presidente da República em 2022

João Doria, Arthur Virgílio e Eduardo Leite disputam quem será o candidato a presidente da República em 2022. Foto: Divulgação

Uma instabilidade no aplicativo de votação dos filiados do PSDB fez o partido suspender neste domingo (21/11) o processo de votação das prévias que escolherão o candidato do partido à Presidência da República.

O processo é disputado pelo ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio; o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e o governador de São Paulo, João Doria.

A votação começou às 7h deste domingo e estava prevista para acabar às 15h, mas por conta dos problemas na plataforma, o PSDB estendeu a votação até as 18h, mas não adiantou, pois o problema persistiu. Ao todo, 44.700 pessoas se cadastraram para votar nas prévias do PSDB.

O PSDB divulgou nota e admitiu que o aplicativo “não comportou a demanda dos votantes das prévias”, mas que nova data será definida para a conclusão do pleito.

“O PSDB definirá nova data para reabertura do processo de votação para que todos os filiados que não puderam votar neste domingo possam, com tranquilidade e segurança, registrar o seu voto e concluir a escolha do nosso candidato às eleições presidenciais de 2022”, afirmou o comunicado.

Os filiados se queixaram de falhas na plataforma e um dos problemas apontados foi que momento de reconhecimento facial dava erro no sistema e pedia para o usuário tentar mais tarde.

Veja a nota do PSDB na íntegra:

O PSDB concluiu, às 18h deste domingo, o processo de votação em urna eletrônica para a escolha do candidato do partido à presidência da República.

O processo de votação em aplicativo encontra-se pausado em razão de questões de infraestrutura técnica, que não comportou a demanda dos votantes das prévias.

Os votos registrados neste domingo estão preservados e o PSDB está definindo, junto com os candidatos, em que momento o processo será retomado.

O PSDB definirá nova data para reabertura do processo de votação para que todos os filiados que não puderam votar neste domingo possam, com tranquilidade e segurança, registrar o seu voto e concluir a escolha do nosso candidato às eleições presidenciais de 2022.

Os votos recebidos tanto pelo aplicativo quanto por meio das urnas eletrônicas ao longo deste domingo serão totalizados ao final do processo de votação.

Os candidatos João Doria e Arthur Virgílio divulgaram uma nota e defendem que a votação seja retomada no próximo domingo (28/11) “para que o processo de prévias se encerre de forma rápida, eficiente e justa”.

Leia a íntegra da nota

Desde o início do processo de prévias, as campanhas dos candidatos do PSDB à presidência da República, João Doria e Arthur Virgilio, defenderam a ampla participação de todos os filiados.

Defenderam também a utilização de urnas eletrônicas, que regem o sistema eleitoral brasileiro de forma segura, simples e transparente.

Foi alertado durante todo o processo sobre a fragilidade do aplicativo e os problemas de instabilidade e insegurança que o modelo proposto poderia trazer para as primárias.

Mesmo diante dos alertas de ambas as campanhas e da Kryptus, auditoria contratada pelo próprio partido para garantir a lisura da eleição, a direção do PSDB optou por manter o contrato com a FAUGRS (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sediada em Pelotas) e o uso da plataforma.

Diante das inúmeras falhas do próprio aplicativo, ocorridas durante o todo o processo de votação, neste domingo (21), se faz necessário o ajuste imediato do aplicativo.

É urgente retomar o processo de escolha do candidato em respeito aos filiados tucanos e o seu direito de votar.

Tanto Doria quanto Arthur Virgílio defendem a data do dia 28 de novembro, próximo domingo, para que o processo de prévias se encerre de forma rápida, eficiente e justa. Lembrando que o prazo já era previsto em resolução pela Comissão das Prévias como um possível segundo turno.

Prolongar ainda mais o processo de prévias seria um desrespeito aos filiados tucanos e ao processo democrático.”

João Doria e Arthur Virgílio

Doria e Virgílio defendem retomada das prévias no próximo domingo. Foto: Reprodução

Outro prazo

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também divulgou nota e defende a conclusão das prévias em 48 horas.

Lei a íntegra:

NOTA EM RESPEITO AO PROCESSO ELEITORAL E AO VOTO DOS FILIADOS
Considerando que, pelo edital das prévias, a eleição acaba neste domingo à meia-noite;
 
Considerando que a comissão de coordenação das prévias já foi dissolvida;
 
Considerando que o aplicativo de votação não funcionou adequadamente, impossibilitando a votação legítima da maioria dos filiados;
 
Considerando que hoje ainda não há manifestação técnica das empresas garantindo a possibilidade de votação de todos os filiados pelo aplicativo;
 
A campanha de Eduardo Leite manifesta-se em nome do bom senso, da celeridade do processo e da manutenção do regramento eleitoral pela conclusão do processo em, no máximo, 48 horas, exigindo um aditamento ao edital com o novo prazo.
 
Até porque seria um contrassenso termos feito tudo para garantir a segurança da votação, como reduzir o prazo para apenas domingo e, agora, querer alongar o tempo em uma semana, aumentando os riscos antes minimizados.
 
Outro contrassenso é agora adiar a votação quando antes esse mesmo procedimento foi duramente criticado e rechaçado pelas outras candidaturas. Se antes não se podia adiar, quando teríamos permitido mais testes e segurança técnica do app, como agora, com tantos problemas detectados, vamos adiar por uma semana?
 
A campanha de Eduardo Leite aceita mais 48 horas de votação, desde que garantida a capacidade técnica para votação de todos os cadastrados que assim desejarem.
 
Com mais do que isso as prévias perderiam sua integralidade, seja pelo prazo, seja pelo número de votantes, seja pela incapacidade técnica do aplicativo, seja pela agressão ao ato normativo eleitoral ou seja pelas denúncias de irregularidades de todo o tipo, que se avolumaram no dia de hoje e que poderiam ensejar judicializações e sindicâncias indesejadas.
 
Vamos ao voto e que na terça-feira o PSDB apresente seu candidato para mudar o Brasil.”
 
 
Eduardo Leite
E os Ex-Presidentes Nacionais do PSDB
Tasso Jereissati
José Aníbal
Pimenta da Veiga
Teotônio Vilela Filho também 

Governador Eduardo Leite diverge de Doria e Virgílio sobre conclusão das prévias. Foto: Divulgação