Insatisfeitos com resposta da Educação, alunos de S.Caetano fazem protesto nesta terça
Estudantes, professores e diretores de três escolas se reuniram nesta segunda para tratar do futuro do ensino médio na cidade
Estudantes, professores e diretores de três escolas se reuniram nesta segunda para tratar do futuro do ensino médio na cidade
Após uma paralisação na manhã desta segunda-feira (22/10) por parte de três escolas de ensino médio da rede municipal de São Caetano, a secretária de Educação, Janice Paulino César, recebeu uma comissão de alunos e professores para falar sobre os plano da cidade para o ensino médio, que deve acabar em três escolas: Oscar Niemeyer, Alcina Dantas Feijão e Vicente Bastos.
A secretária disse em reunião gravada pelos alunos que a Prefeitura tem projeto para tirar o ensino médio de três escolas e centralizar em uma escola de aplicação dentro da USCS (Universidade de São Caetano do Sul) e que o ingresso seria por meio de vestibuinho.
A Secretaria de Educação informou à comissão que e o nome desta futura escola é “colégio universitário” e que a ideia é elaborar um convênio para viabilizar esse projeto caso seja aprovado pelo governo.
Janice afirmou ainda aos presentes que não vai acabar o ensino médio e sim haverá uma reformulação, porque o Ministério Público Federal questiona o município por aplicar em ensino médio, pois a obrigação da cidade é somente com o ensino fundamental.
O aluno André Zuchi, da Oscar Niemeyer, fez parte da comissão e afirmou que os estudantes ficaram insatisfeitos com a resposta e, por isso, anteciparam o protesto da semana que vem para esta terça-feira, às 15h30, na avenida Goiás.
“Faltou transparência por parte do governo, pois não houve conversa com a comunidade sobre o assunto. Na realidade, queremos que o ensino médio seja mantido nestas três escolas”, concluiu André.
A prefeitura emitiu nota em que diz que vai manter os estudos nas três escolas. Mesmo assim, a manifestação está mantida.