Informatização atinge 100% das UBSs de Diadema
Todas as Unidades Básicas de Saúde, agora, têm Prontuário Eletrônico do Cidadão; cidade conta com 283 mil moradores cadastrados
Todas as Unidades Básicas de Saúde, agora, têm Prontuário Eletrônico do Cidadão; cidade conta com 283 mil moradores cadastrados
A Prefeitura de Diadema informatizou 100% das UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Para viabilizar a medida, foi implantado o PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão) ,cujo investimento atingiu R$ 820.000 na aquisição de 215 computadores e 300 impressoras para complementar o parque tecnológico existente na Rede de Atenção Básica do município.
De acordo com a Prefeitura, também foram contratados 110 digitadores, por três meses, para digitalizar os cadastros dos cidadãos. Os profissionais da Atenção Básica receberam treinamento para operar o sistema. A informatização teve início em março de 2017, com a UBS Vila São José, que foi a unidade piloto para a implantação do PEC. Os antigos prontuários, feitos de papel, continuarão arquivados na unidade para que, caso necessário, sejam consultados.
A prefeitura informou que são mais de 283 mil moradores cadastrados no novo sistema de informação do SUS, o e-SUS PEC. “O Prontuário Eletrônico do Cidadão tem o objetivo de agilizar e qualificar os serviços à população nas UBS, como consultas e procedimentos médicos, odontológicos e de enfermagem”, avaliou a administração do prefeito Lauro Michel (PV).
O histórico das condições de saúde dos moradores estará disponível no sistema no momento do atendimento, assim como as informações de consultas, procedimentos, exames e medicamentos. As farmácias também estão informatizadas e passaram a utilizar o sistema Hórus, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, que possui total integração com o PEC.
“A informatização das UBSs qualifica o fluxo do paciente dentro do serviço, melhorando a comunicação entre os profissionais no atendimento, diminuindo esperas do paciente e retrabalhos. O prontuário será utilizado também como base para que o município organize ainda melhor as políticas públicas referentes à área da saúde”, comentou o secretário de Saúde, Luís Cláudio Sartori.
Para o prefeito, a medida trará agilidade na rede municipal de saúde. “Diadema ganha uma ferramenta de trabalho mais eficiente e moderna. Além da rapidez em todo o processo, há redução do número de documentos como fichas, receitas e atestados preenchidos manualmente. É importante ressaltar que todas as informações de saúde do usuário são protegidas por extremo sigilo, estando acessível somente a médicos e enfermeiros e apenas no momento do atendimento”, dise Lauro Michels.
Prontuário eletrônico
Segundo a Prefeitura, a informações do PEC servirão de base de dados para o município e o país direcionarem as políticas públicas na área da saúde. Hoje aproximadamente 70% dos moradores de Diadema já estão cadastrados no novo sistema de atendimento informatizado.
“Com o cadastro populacional e a implantação do e-SUS Atenção Básica, um sistema para registro das informações de saúde dos pacientes que utilizam a rede, o município garante o repasse de verbas do Ministério da Saúde destinadas para Atenção Básica. Atualmente, os recursos para custeio e manutenção dos serviços de Saúde provêm, em grande parte, do orçamento municipal e também de verbas do governo estadual e do federal”, informou a Prefeitura. Para a Atenção Básica, Diadema recebe, em média, R$ 2,3 milhões mensais do Ministério.