Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Infartado, podologista está internado há 24 dias à espera de um Stent em Santo André

O andreense Oity Bernardinelli Júnior chegou a ser transferido para o Hospital São Paulo, mas voltou para a UPA central

Última atualização: 10/01/2025 13:19
Por Juliana Finardi - Repórter
Publicado 10/01/2025
Compartilhar

O andreense Oity Bernardinelli Júnior chegou a ser transferido para o Hospital São Paulo, mas voltou para a UPA central

paciente
Oity Bernardinelli Júnior, 49 anos, está há 24 dias internado na UPA de Santo André à espera de um stent. Foto: Divulgação

O podologista Oity Bernardinelli Júnior, 49 anos, está há 24 dias internado na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) de Santo André à espera de um stent (dispositivo utilizado para impedir ou corrigir entupimentos em vasos sanguíneos) compatível com o calibre de suas artérias.

Foi após o treino de jiu-jitsu, no dia 17 de dezembro, seguido de uma forte dor no peito que o podologista andreense descobriu ter um problema cardíaco grave: o que ele imaginava ser apenas uma dor muscular era, na verdade, um sério entupimento arterial, o que acabou provocando um infarto. Esportista praticante de artes marciais e ciclismo de montanha, jamais imaginou passar por esse tipo de problema, condição que os médicos explicaram ser genética.

A “sorte”, de acordo com o próprio Oity, é que o momento mais grave aconteceu quando ele já estava sendo atendido na UPA. O socorro oferecido pelos profissionais (médicos e enfermagem) do local naquele momento e em todos os outros dias que se seguiram é o que o rapaz considera como sua verdadeira salvação.  “Sigo sendo muito bem cuidado, existe uma assessoria gigantesca por parte da coordenação da UPA, que está me dando todo o suporte. Estou vivo por causa deles.”

Os elogios e agradecimentos, porém, não se estendem aos demais equipamentos que prestaram “atendimento” a Oity. Ele conversou por telefone com a reportagem do ABCD JORNAL na noite desta quarta-feira (8/01), afirmou estar apreensivo e ansioso pelo procedimento e criticou o sistema estadual de atendimento a casos como o dele.

“Eu seria encaminhado para o Hospital Estadual Mário Covas, onde faria um cateterismo, mas soube que lá tinha uma ala de hemodinâmica que não está em funcionamento há três meses, por isso o procedimento não poderia ser feito. Conseguiram, então, uma vaga para mim no Hospital São Paulo”, disse.

A saga só continuou. Como o hospital não dispunha de um Stent compatível para Oity, ele foi reencaminhado à UPA de Santo André, onde permanece desde então. “Quando pensamos que ele faria o procedimento, o mandaram de volta. A briga agora é a chegada desse Stent. Disseram que esse dispositivo chegaria até amanhã (hoje, quinta-feira) e que seria colocado na sexta (10/01)”, disse a esposa de Oity, Juliana Vaci dos Santos, 35 anos, que também é podologista e tem se revezado entre o trabalho e as visitas a UPA.

No fim da tarde desta quinta, Oity foi informado que a nova previsão para a realização do procedimento mudou para o dia 17. “Um absurdo! Vou ter que voltar com as injeções dolorosas na barriga e ficar aqui mais uma semana”, lamentou.

Hospital São Paulo

O Hospital São Paulo (HSP/Unifesp) informa que houve atraso na entrega do item mencionado pelo fornecedor. A unidade está cobrando celeridade do responsável e buscando outras alternativas no mercado. O paciente será operado assim que a situação for normalizada.

Mário Covas

O Hospital estadual Mário Covas informou que o equipamento angiógrafo, utilizado para a realização do cateterismo e angioplastia, está funcionando normalmente desde sexta-feira (3). “Em novembro do ano passado, o equipamento passou por problemas mecânicos e uma peça precisou ser importada para a realização da manutenção. O HEMC reforça que realiza uma média de 185 cateterismos e 47 angioplastias por mês”, diz a nota enviada ao jornal.

Prefeitura de Santo André

Questionada sobre a forma como se dá o protocolo para atendimento de pacientes como o Oity na cidade, a Secretaria de Saúde de Santo André informou que “a rede municipal de saúde fez o primeiro atendimento ao referido paciente e seguiu todos os protocolos da Sociedade Brasileira de Cardiologia.”

“O procedimento que o paciente precisa realizar é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde e não temos governabilidade sobre o local onde será agendado. Os pacientes são incluídos no sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), que é uma central de regulação estadual, e encaminhados para hospitais que possam realizar o atendimento. Vale ressaltar que o CHMSA (Centro Hospitalar Municipal de Santo André) é de porta referenciada para trauma e especialidades cirúrgicas. Em caso de emergência, os munícipes devem recorrer às UPAs e, de acordo com a necessidade, são transferidos para o CHMSA.”

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ABCD Jornal (@abcd_jornal)

Tags:estadohospital são pauloinfartadopacientesanto andré

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior transito no Riacho Grande Rompimento e reparo da rede da Sabesp gera congestionamento no Riacho Grande
Próximo artigo Motociclista perde a vida em acidente em Ribeirão Pires. Foto: Diário de Ribeirão Pires Motociclista perde a vida em acidente em Ribeirão Pires

Últimas notícias

São Caetano inicia vacinação de crianças e adolescentes nas escolas
São Caetano inicia vacinação de crianças e adolescentes nas escolas
06/06/2025
Prefeito Marcelo Lima ainda informou que outro projeto executado pela Enel na rede de São Bernardo beneficia 24 mil famílias no Grande 
Enel investirá R$ 4 milhões no Hospital de Clínicas e terá nova base operacional em S.Bernardo
05/06/2025
Feirão de São Bernardo atrai 2.400 pessoas
Feirão de São Bernardo atrai 2.400 pessoas
05/06/2025
Servidores da educação descumprem liminar e só 30% trabalham em dia de greve
Servidores da educação descumprem liminar e só 30% trabalham em dia de greve
05/06/2025
Falamansa abre Arraiá do Paço de São Bernardo nesta sexta-feira
Falamansa abre Arraiá do Paço de São Bernardo nesta sexta-feira
05/06/2025

Recomendadas

Campanha do Agasalho 2025 é iniciada em São Caetano
São CaetanoCidades

Campanha do Agasalho 2025 é iniciada em São Caetano

05/06/2025
Agentes isolaram a área para a realização de perícia da Polícia Civil em frente a casa no Morumbi
DiademaCidadesSão Paulo

Dois GCMs de Diadema são baleados após tentarem impedir roubo a casa no Morumbi

05/06/2025
Motoristas e cobradores ameaçam greve no ABC e paralisam terminal em Sto.André
Santo AndréCidades

Motoristas de ônibus ameaçam greve no ABC e paralisam terminal em Santo André

05/06/2025
Roda de Caboclo chega à sexta edição e celebra cultura afro-brasileira em Santo André
Cultura e LazerDestaque 2Santo André

Roda de Caboclo chega à sexta edição e celebra cultura afro-brasileira em Santo André

05/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?