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A Rodovia Índio Tibiriçá (SP-031) receberá a instalação de dez novos radares, distribuídos entre São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires e Suzano. A iniciativa do Governo do Estado, por meio do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), tem como objetivo ampliar a segurança viária em uma das principais ligações entre o ABC Paulista e a região do Alto Tietê.
Os novos radares serão instalados nos seguintes trechos: em São Bernardo do Campo ( km 35), Santo André (km 38,15 e km 38,95), Ribeirão Pires (km 41,8 e km 53,9) e Suzano ( km 56,15, km 57,15, km 58,05, km 58,75 e 60,1 Km).
A definição dos pontos ainda pode sofrer alterações com base em estudos técnicos realizados pelo DER-SP para garantir a melhor solução para cada local. Após a instalação, as localizações exatas, com coordenadas, serão publicadas no site oficial do órgão. Ordem de serviço.
Ribeirão Pires
A Prefeitura de Ribeirão Pires emitiu uma nota oficial nesta segunda-feira (24/02) informando sobre os radares. Leia a íntegra:
“A Rodovia Índio Tibiriçá receberá a instalação de dois novos radares no trecho que corta Ribeirão Pires. Os equipamentos serão instalados pelo Governo do Estado, por meio do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), nos quilômetros 41,8 e 53,9. A medida busca ampliar a segurança em uma das principais vias que liga Ribeirão Pires a Suzano, São Bernardo do Campo e outras regiões.
“É fundamental que todos os motoristas dirijam com responsabilidade, respeitando os limites de velocidade e as regras de trânsito. A segurança no trânsito depende do compromisso de cada um, garantindo trajetos mais seguros para todos que utilizam a rodovia”, destacou o subsecretário de Mobilidade Urbana, Marcos Franco”.
Ordem de serviço
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), assinou a ordem de serviço para a instalação dos novos radares fixos nas rodovias estaduais de São Paulo em 14 de vevereiro. A partir de agora, as empresas responsáveis pela implementação terão até 90 dias para finalizar a instalação dos 649 radares contratados em todo o Estado, incluindo os 10 na Índio Tibiriçá.
Os dispositivos serão instalados em pontos estratégicos dos mais de 13 mil quilômetros de rodovias administradas pelo DER-SP, mapeados como aqueles com maiores índices de acidentalidade, levando em consideração também outros fatores, como tipo de acidente registrado, alta velocidade praticada, condições geométricas da via, possíveis pontos críticos, e proximidade de passagem de fauna, entre outros.
“A implantação de radares contribui para reduzir acidentes, garantir a segurança dos usuários e salvar vidas, uma vez que sua presença auxilia no respeito aos limites de velocidade, melhorando o tempo de reação dos condutores e atenuando a gravidade de eventuais impactos”, explica o coordenador geral de operações viárias do DER-SP, Ricardo Miguel do Nascimento.
A área de cobertura será ampliada, com novos equipamentos que, além da fiscalização de velocidade, serão capazes de contar automaticamente os eixos dos veículos para fins estatísticos e transmitir em tempo real os dados para uma central do Departamento. Eles são do tipo Fixo-Redutor e Fixo-Controlador – e não do tipo conhecido popularmente como radar “anti-migué” (radar Doppler).
O radar Fixo-Redutor será instalado apenas em locais com maior adensamento urbano, com maior presença de pedestres e ciclistas, contando com display para mostrar a velocidade dos veículos durante a sua passagem. Já o radar Fixo-Controlador faz a medição de velocidade sem o uso de display, em trechos rurais com maior velocidade. Ambos os modelos fazem a verificação por meio de um laço indutivo, embutido num ponto fixo, instalado sob o pavimento da via.
“Os novos radares contratados pelo DER simbolizam o compromisso do Governo de São Paulo em priorizar a segurança dos usuários e reforçar a mensagem de que toda vida importa. Queremos ir além da Segunda Década de Ação para a Segurança Viária, da ONU, que propõe a redução de 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030, buscando chegar o mais perto possível de zerar esse índice”, afirma o superintendente do DER-SP, Sergio Codelo.