VOLTAR
  • Cidades
  • São Bernardo
  • São Caetano

Índices criminais caem em S.Bernardo e S.Caetano com trabalho de Kelly de Andrade

Delegada seccional Kelly Andrade assumiu a função em 12 de janeiro do ano passado; trabalho de investigação é destaque na gestão

  • Índices criminais caem em S.Bernardo e S.Caetano com trabalho de Kelly de Andrade.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 14/01/2024
  • Compartilhar:

Delegada seccional Kelly Andrade assumiu a função em 12 de janeiro do ano passado; trabalho de investigação é destaque na gestão

Kelly Andrade

Índices criminais caem em São Bernardo e São Caetano com trabalho de Kelly de Andrade. Foto: Divulgação

Os índices criminais de 2023 em São Bernardo e São Caetano caíram ao compará-los com o exercício de 2022.  Os números se referem ao período em que Kelly Cristina Sacchetto Cesar de Andrade está no comando a delegacia seccional. Ela assumiu o cargo em 12 de janeiro de 2022.

Um dos destaques neste um ano foi o trabalho de investigação da Polícia Civil. Para se ter uma ideia, com relação aos latrocínios, que são roubos seguidos de óbito, houve quatro casos, sendo 100% esclarecidos. Entre eles estão três de grande  repercussão nacional, como foi o da fisioterapeuta que morreu durante assalto no Jornanópolis.

Também teve o caso da idosa Amélia Carpi Szabo, de 81 anos, que morreu em outubro durante roubo em sua residência. Ela fazia tratamento contra câncer e estava debilitada. O marido, de 84 anos, e duas filhas, de 56 e 58 anos, também foram agredidos por quatro ladrões. Ela veio a óbito no local e as outras três vítimas foram levadas para Hospital de Urgência.

A Polícia ainda esclareceu e prendeu em dezembro criminosos que participaram do latrocínio contra o jovem Gabriel das Neves Figueiredo, ocorrido na Avenida Wallace Simonsen.  O rapaz voltava de um barzinho no Rudge Ramos junto com a namorada e foi abordado e atingido por disparo durante tentativa de assalto.

Outro caso esclarecido foi de uma mulher que tinha desaparecido e a Polícia descobriu que ela foi levada pelo ex-marido que tirou a vida dela e ainda jogou o corpo na Estrada do Pedroso. A enfermeira e moradora de São Bernardo Vanessa de Cássia Fontes tinha desaparecido em 13 de setembro após deixar o seu filho na escola. Depois de deixar o filho, estava previsto ela ir para o trabalho, mas não chegou e não informou o motivo da falta. Um dia depois, a Polícia identificou o ex-companheiro como o autor.

enfermeira e moradora de São Bernardo Vanessa de Cássia Fontes

Vanessa desapareceu em São Bernardo após deixar filho em escola. Foto: Divulgação

Outro homicídio esclarecido e que chocou a sociedade foi de jovem que sumiu no fim de fevereiro. Vinte dias depois, em 17 de março, a Polícia revelou que a mandante do crime contra o jovem Yago Henrique França, de 29 anos, morador do bairro Taboão, foi uma amiga dele conhecida como Lunna Black. Ambos faziam show de drag queen juntos e ela teria uma dívida de aproximadamente R$ 50 mil com o Yago. Lunna teria se envolvido com um agiota e não queria pagar o dinheiro dos shows para Yago. Diante disso, a amiga drag foi se consultar com o pai de santo Lucas Santos de Souza o que deveria fazer nessa situação e o líder religioso teria  recomendado tirar a vida do rapaz.

jovem Yago

Yago foi encontrado carbonizado em região de mata em Itapecirica da Serra. Foto: Divulgação

Roubos e armas

Outro destaque se refere aos veículos apreendidos e localizados no ano passado. Em 2022, foram 481, contra 1.753 em 2023, uma alta de 264, 45%.

As armas que foram retiradas das mãos dos criminosos e apreendidas também teve aumento de 204,94%. Em 2022, foram 81 e no ano passado 247.

Reconhecimento

Questionada sobre o que resultou na queda dos índices de criminalidade, a delegada  seccional atribuiu ao trabalho de equipe. “Eu atribuo isso a um trabalho conjunto em pareceria com todas as unidades, tanto as de São Bernardo quanto as de São Caetano”, afirmou.

A delegada também ressaltou o fato de as investigações esclarecem crimes. “O destaque realmente ficou com os esclarecimentos dos crimes dolosos contra a vida, que são homicídios e o crime mais grave contra o patrimônio que são latrocínios. Homicídios que ocorreram no ano de 2023 e todos os latrocínios que ocorreram em 2023 foram esclarecidos aqui pelo setor de homicídios e pelos distritos das unidades seccionais de São Bernardo do Campo. Nenhum desses crimes ficou sem resposta, nenhuma família ficou sem uma resposta com relação à autoria desses crimes e prisão dos autores. Isso é um motivo de muito orgulho, mas também muita responsabilidade para que continuemos trabalhando e lutando para o esclarecimento de todos os delitos ocorridos em São Bernardo e São Caetano”, afirmou.

Os planos de Kelly de Andrade é diminuir ainda mais os índices. “O objetivo da nossa gestão deste ano de 2024 é continuar trabalhando e diminuir cada vez mais a criminalidade nas duas cidades. Esse é o nosso objetivo, sempre podendo dar uma resposta e conforto nas cidades e trazendo paz para que eles possam viver tranquilamente nas cidades que escolheram. Esse é o objetivo dessa gestão que também é o objetivo polícia civil e do Estado”, afirmou.

Kelly de Andrade

Delegada seccional Kelly Andrade assumiu a função em 12 de janeiro do ano passado e trabalho de investigação é destaque na gestão. Foto: Divulgação

A delegada ada concluiu dizendo que todo o trabalho tem apoio de seus superiores. “Não posso esquecer jamais de colocar o destaque em todo o apoio da minha hierarquia. Quando eu falo hierarquia vai desde o secretário da segurança, do delegado Geral e do diretor do Demacro. Eu tive muito apoio da hierarquia na minha gestão e eu acho que isso faz muita diferença. A gente sabe que quando a hierarquia nos apoia e confia no nosso trabalho, você consegue resultados muito melhores, você trabalha com muito mais segurança e estabilidade. E é exatamente segurança e reconhecimento que quero passar para os policiais que hoje comando. Quero que saibam que tem apoio e reconhecimento quando realizam um bom trabalho. O reconhecimento da população das duas cidades e da imprensa local também são importantes para o estímulo daqueles que estão na linha de frente. Esse conjunto é o segredo de uma gestão de sucesso.”, concluiu Kelly de Andrade.

Veja índices: