VOLTAR
  • Cidades
  • São Caetano

Indicadores criminais caem em São Caetano, aponta Secretaria do Estado

Prefeitura atribuiu queda dos indicadores criminais aos novos investimentos realizados na segurança da cidade

  • Prefeitura atribuiu queda dos indicadores criminais aos novos investimentos realizados na segurança da cidade.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 11/01/2024
  • Compartilhar:

Prefeitura atribuiu queda dos indicadores criminais aos novos investimentos realizados na segurança da cidade

viatura da GCM de São Caetano

Prefeitura atribuiu queda dos indicadores criminais aos novos investimentos realizados na segurança da cidade. Foto: Divulgação

A prefeitura de São Caetano do Sul investiu mais de R$ 70 milhões no Programa São Caetano Mais Segura, anunciado em 2023. E a consequência é positiva, com a redução dos principais indicadores criminais em comparação com os dados de 2022, divulgados pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado de São Paulo.

A queda mais expressiva foi com relação ao roubo de veículos, de 48,1% (foram 181 ocorrências do tipo em 2022 contra 94 em 2023). Os furtos de veículos (-3%) e o roubo de outros bens ou pertencentes (-6,2%) também recuaram no ano passado.

“Combatemos a criminalidade com a ampliação dos investimentos em tecnologia, recursos humanos e em estrutura. Assim, além de contribuirmos para a queda dos indicadores criminais, também transmitimos a sensação de segurança ao cidadão”, ressalta o prefeito José Auricchio Júnior.

Inaugurado em 2020, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) tem atuação fundamental no combate à criminalidade. No local são monitoradas 403 câmeras estrategicamente instaladas pelos 15 bairros da cidade. Somados os equipamentos existentes nas escolas e nas unidades de saúde, além das 650 câmeras que serão adquiridas neste semestre, São Caetano passará a contar com 1.335 câmeras de monitoramento.

“Além do aporte financeiro, temos reuniões semanais com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, CGE, Defesa Civil e Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) para delinear o planejamento operacional, identificar as áreas em que houve melhorias e as incidências criminais, aprimorando estratégias e assegurando uma resposta eficaz”, afirma o secretário municipal de Segurança, Sallum Kalil Neto.

operação policial em São Caetano

Com ralização de várias operações da Polícia, Indicadores criminais caem em São Caetano. Foto: Divulgação