VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Inclusão e acessibilidade marcaram Festival do Chocolate de Ribeirão Pires

Área de Acessibilidade recebeu, em média, 60 pessoas por noite durante os nove dias de festa;mais de 10 profissionais atuaram no evento

  • Inclusão e acessibilidade marcaram Festival do Chocolate de Ribeirão Pires.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 16/08/2023
  • Compartilhar:

  Área de Acessibilidade recebeu, em média, 60 pessoas por noite durante os nove dias de festa;mais de 10 profissionais atuaram no evento

Festival do Chocolate

Inclusão e acessibilidade marcaram Festival do Chocolate de Ribeirão Pires. Foto: Divulgação

Com objetivo de propor uma experiência única aos visitantes do 14º Festival do Chocolate, não deixando de considerar suas peculiaridades, a Prefeitura de Ribeirão Pires mobilizou equipe especializada para o acolhimento e acompanhamento de pessoas com deficiência ou baixa mobilidade durante os nove dias da festa. Mais de 10 profissionais atuaram em tempo integral, desde a recepção na entrada, até a área reservada no Espaço Multicultural, onde aconteceram os shows principais do evento.

Participaram deste trabalho profissionais das secretarias de Assistência, Participação e Inclusão Social, de Educação e Cultura e de Turismo. A área exclusiva para shows chegou ao limite da capacidade, ou seja, 80 cadeiras, nos shows do Roupa Nova, Demônios da Garoa e da dupla sertaneja Gian & Giovani.

Além disso, Ribeirão Pires também forneceu abafadores auriculares para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) ou que apresentaram alguma hipersensibilidade auditiva, mais um passo para inclusão e respeito às pessoas com deficiência na cidade.

Com equipe especializada para a recepção – inclusive intérprete de libras – e acolhimento de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, em atendimento à Lei Municipal 4.398/2000, o Festival do Chocolate também disponibilizou, em todos os chalés, cardápios em braille e atendimento prioritário para cadeirantes e pessoas com TEA.

Sendo recepcionados e orientados logo na entrada da festa, a família de Thiago Pinto, 41 anos, deficiente físico, aprovou a estrutura do Festival. “Ele ama sair, viajar e, sempre que sabemos de algum evento diferente que podemos leva-lo, nos planejamos e vamos. Aqui não está sendo diferente. Ele está se divertindo”, disse a mãe Neusa Maria Coelho, 63, moradora de São Bernardo do Campo.