17 de maio de 2021

Imagem e poesia dão o tom da mostra do fotógrafo Nario Barbosa, em S.Bernardo

Mais visitadas

 Consolidando ano importante de sua carreira, artista abre exposição com obras inéditas

nario barbosa
Fotógrafo Nário Barbosa faz mostra em São Bernardo. Foto: Divulgação

O artista sergipano Nario Barbosa abrirá nesta sexta-feira (27/07), na OMA Galeria, em São Bernardo, sua segunda exposição individual, intitulada “Nario Barbosa: nas entrelinhas”, sob curadoria de Thomaz Pacheco, que menciona: “Nario está tendo um ano muito significativo, essa sua mostra apresenta um lado mais intuitivo do artista, e um aprofundamento nas questões de arquivo e materialidade de suas obras”.

Com um trabalho singular de características autobiográfica, o artista além de atuar como fotojornalista há mais de 20 anos na Grande São Paulo, possui uma visão bastante peculiar frente as suas fotografias, pois Nario Barbosa, em sua pesquisa que vem desenvolvendo há anos, tem a imagem revelada como um meio de transcendência para suas origens. Seu trabalho transita entre o registro e o manipulável.

Quando se observa um de seus trabalhos, o olhar não se atenta apenas no ímpeto da imagem, mas também perpassa pelas tramas em linha, se embrenhando e delineando as formas já existentes, rompendo com o tangível da imagem. Esse ato, que beira a subversão, atribui uma questão espacial a sua obra, levantando questões que rompem a função básica da própria fotografia.

O artista enxerga seu arquivo de fotografias como um ponto de partida a ser explorado, e um meio para resgatar práticas e conceitos de sua história. Habitualmente, suas fotos são tiradas durante seu trabalho de fotojornalista, tendo como um dos temas mais recorrentes trabalhadores que se encontram quase no anonimato, em meio ao tumultuado espaço urbano.

Curiosamente, em paralelo a sua mostra individual, o artista também participará pela primeira vez da SP-Arte/Foto, principal evento voltado a fotografia no Brasil. Com um ano intenso, Nario Barbosa ainda integrou algumas mostras coletivas a exemplo da exposição que ocorre simultaneamente na Pinacoteca de São Caetano.

Serviço:

Exposição Individual: Nario Barbosa: nas entrelinhas

Local: OMA Galeria

Abertura: 27/07/2018 – das 19h às 23h

Visitação: 28/07 a 02/09

Horário de Funcionamento: terça a sexta, das 12h às 19h, e sábado, das 0h às 15h

Endereço: Rua Carlos Gomes, 69. Centro. SBC

Telefone: (11) 971 533 107 / (11) 981 790 588

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações