VOLTAR
  • Esporte

Idosos praticam esportes adaptados e previnem doenças em Mauá

Jogadores de Voleibol têm até 80 anos e times masculino e feminino são destaques no município

  • Idosos de Mauá praticam várias modalidades esportivas.
    Foto: Divulgação/PMA-Robson Fonseca
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 22/08/2018
  • Compartilhar:

Jogadores de Voleibol têm até 80 anos e times masculino e feminino são destaques no município

Idosos de Mauá praticam várias modalidades esportivas. Foto: Divulgação/PMA-Robson Fonseca

Há mais de 20 anos a Prefeitura de Mauá fomenta a prática desportiva para idosos, por meio de aulas com adaptações de jogos. As pessoas da terceira idade participam, inclusive de campeonatos em várias cidades da região metropolitana. O objetivo da introdução de atividades esportivas é trabalhar a coordenação motora, prevenir doenças cardiovasculares e socializar os praticantes.

O time de voleibol adaptado para idosos, por exemplo, tem cerca de 50 pessoas, sendo 17 do sexo masculino e 30 do feminino. O grupo cresceu desde a entrada do coordenador de times Osvaldo Marques, o Osvaldinho, de 73 anos, há 13 anos orientando as turmas com atletas de até 80 anos. “Há histórias maravilhosas que começamos acompanhar, pessoas que vinham com depressão e mudaram de vida, tanto porque estavam se sentindo melhor fisicamente, quanto porque fizeram amizade e tinham um sentido maior para aprender a jogar”, relatou.

Histórias de superação não são difíceis de serem encontradas entre eles, desde mudanças de comportamento até a cura de um câncer reforça a vontade de viver: “Depois que me aposentei eu só ficava em casa e fui entrando em depressão. Quando fui convidada pelo Osvaldinho, vim e me apaixonei, trouxe até o meu marido para jogar no time masculino”, contou a aposentada Maria das Graças Rufino Santos, de 67 anos.

As adaptações do voleibol são pontuais, mas facilitam o jogo: não há limite de toques na bola, o movimento de saque pode ser diferenciado, a rede também fica mais baixa e tantas outras vantagens que auxiliam no dia a dia dos jogadores.

Além do voleibol adaptado, outras modalidades também fazem parte do rol de esportes para idosos oferecidos pela Prefeitura de Mauá gratuitamente, como Tai-Chi-Chuan, Yoga, Ginástica, Zumba, Alongamento, Natação, Capoeira, Ciclismo, entre outros.

Competições

Na semana passada, o time de voleibol de Mauá jogou contra o Santo André, o grupo masculino ganhou de 3 sets a 0 e a equipe feminina também foi vencedora por 3 sets a 1. Já nessa segunda-feira (20/08), os mauaenses jogaram contra o time de Guarulhos no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel de Mauá e os dois times masculino ganharam.