VOLTAR
  • Cidades

Idosos entre 85 e 89 anos já podem se cadastrar para a vacinação em Mauá

Integrantes desse público serão imunizados a partir da próxima segunda-feira (15/2)

  • Mauá iniciou vacinação em idosos com mais de 90 anos e, agora, abre inscrição para outra faixa de idade.
    Foto: Divulgação/PMA-Edu Guimarães
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 10/02/2021
  • Compartilhar:

Integrantes desse público serão imunizados a partir da próxima segunda-feira (15/2)

Mauá iniciou vacinação em idosos com mais de 90 anos e, agora, abre inscrição para outra faixa de idade. Foto: Divulgação/PMA-Edu Guimarães

 

A vacinação contra a Covid-19 em Mauá começa a avançar para novos públicos. Na próxima segunda-feira (15/2), será iniciada a imunização de idosos com idades entre 85 e 89 anos. Quem mora na cidade e está nessa faixa etária, já pode se cadastrar no site disponibilizado pelo Governo do Estado: vacinaja.sp.gov.br. Dessa forma, o atendimento terá mais agilidade e segurança. Assim que efetuar a inscrição é importante imprimir uma cópia e levar até a UBS mais próxima da residência, junto com o CPF, Cartão SUS e comprovante de endereço.

Todo esse cuidado é porque a tão aguardada vacina contra a Covid-19 chegou, porém em pequena quantidade para atender toda a população do país, inclusive a de Mauá. Em 19 de janeiro, a cidade recebeu o primeiro lote com pouco mais de 12.700 doses. A maioria das vacinas é da Coronavac/Butantan com 9.080 doses. Também foram recebidas 3.640 vacinas da Oxford/AstraZeneca.

Mauá, assim como todos os membros do Consórcio Intermunicipal Grande ABC assinou um protocolo de intenções para adquirir doses da Sputnik V, vacina desenvolvida na Rússia, pelo Centro Gamaleya e que deve ser produzida na Inovat Indústria Farmacêutica, em Guarulhos, que pertence à União Química, laboratório responsável pela fabricação do imunizante no Brasil.

Como base, apenas os profissionais de saúde que estão no grupo prioritário devem chegar a 11 mil. E, devido à escassez de vacinas, e na esperança de que o volume de envio das doses por parte do Governo do Estado aumente, a Prefeitura de Mauá está mantendo um controle rígido na aplicação, de acordo com a programação recomendada pelo Plano Estadual de Vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde tem todo o planejamento e calendário de aplicações prontos. Havendo disponibilidade de dose das vacinas no município, a programação de imunização será a seguinte:

15/02 – 89 a 85 anos
22/02 – 84 a 80 anos
01/03 – 79 a 75 anos
08/03 – 74 a 70 anos
15/03 – 69 a 65 anos
22/03 – 64 a 60 anos

Nos próximos dias será divulgado se a vacinação será em casa ou em sistema drive-thru.