VOLTAR
  • Cidades
  • Rio Grande da Serra

Vídeo: Idosa de 67 anos morre após ser liberada de UPA em Rio Grande da Serra

Idosa fez exame e foi liberada pela equipe médica, mas retornou com o Samu para a emergência horas depois, quando não resistiu e veio a óbito

  • Idosa de 67 anos morre após ser liberada de UPA em Rio Grande da Serra.
    Foto: Divulgação
  • Por: Juliana Finardi
  • Publicado em: 13/06/2024
  • Compartilhar:

Idosa fez exame e foi liberada pela equipe médica, mas retornou com o Samu para a emergência horas depois, quando não resistiu e veio a óbito

Idosa de 67 anos morre após ser liberada de UPA em Rio Grande da Serra

Idosa de 67 anos morre após ser liberada de UPA em Rio Grande da Serra. Foto: Divulgação

Aos 67 anos, a idosa Maria Aparecida de Oliveira, de Rio Grande da Serra, faleceu na manhã desta terça-feira (11/06) na UPA da cidade. A dona Cida, como era conhecida por amigos e familiares, havia aparecido no dia anterior em uma filmagem (transmissão ao vivo) do vereador Akira do Povo (Podemos) enquanto aguardava por algumas horas o atendimento no mesmo local e reclamava da demora.

“Fui acionado por moradores e quando cheguei na UPA me deparei com mais de 50 pessoas na espera. Naquele momento, só um médico estava atendendo. Ouvi a demanda da população e identifiquei irregularidades como senha feita de papelão, falta de copos para beber água e assentos insuficientes para os pacientes na espera”, disse o vereador.

Akira também afirmou que o falecimento da dona Cida chocou toda a cidade, principalmente porque ela apareceu nas imagens feitas por ele na UPA no dia anterior. “Dá para ver na gravação que a dona Cida estava lá esperando desde o meio-dia e meia e quando comecei a live já eram 17h27. O mais trágico de tudo isso foi saber no dia seguinte que ela havia falecido. As pessoas falam indignadas sobre a demora no atendimento e até do jeito arrogante dos comissionados no trato com a população.”

Veja as últimas imagens de dona Cida viva na UPA:

Nas redes sociais, a neta Kathleen Vitória criticou o atendimento público de saúde da cidade e pediu providências da administração da prefeita Penha Fumagalli.  “Por falta de atendimento e consideração com a humanidade, muitas pessoas perderam seus entes queridos e eu fui uma delas. Que a prefeita Penha tome providências e que se não quiser tomar conta da população como é devido, se retire do cargo”, desabafou a neta.

A moça também lamentou o falecimento da avó e fez uma homenagem com fotos dizendo que ficam as boas memórias e a “recordação de tempos felizes!”

Por meio de nota, a Prefeitura de Rio Grande da Serra informou que a senhora Maria Aparecida procurou o serviço de urgência e emergência na UPA, no dia 10/06 (segunda-feira), às 13h44. “Foi realizada triagem e a mesma passou em atendimento médico, foi medicada e dispensada às 17h25 após reavaliação e leitura de exame laboratorial.”

“Retornou no dia 11/06/2024, às 5h, conduzida pelo Samu, em parada respiratória, veio a óbito às 5h30. Todos os procedimentos técnicos foram realizados no atendimento e em momento nenhum fora constado negligência, imprudência ou imperícia de qualquer um dos profissionais que atenderam a paciente. A Secretaria Municipal de Saúde lamenta a fatalidade do óbito da paciente, se solidariza com seus familiares e amigos e se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários”, finaliza a nota assinada pelo secretário de Saúde, Luis Fernando Pinotti Silva.