VOLTAR
  • Cidades

IBGE apresenta Censo e informa que inscrição para concurso termina terça

São mais de 46 mil vagas temporárias no Estado

  • Com o adiamento do Censo para 2021 em função da pandemia de Covid-19, a seleção para contratar 208.695 pessoas foi cancelada em 17 de março.
    Foto: Reprodução
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 12/10/2019
  • Compartilhar:

São mais de 46 mil vagas temporárias no Estado

 

censo

Há vagas temporárias de analista de nível superior do Censo 2020 em todos os estados do País. Foto: Reprodução

O IBGE realizou nesta sexta-feira (11/10), no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo, a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico 2020 para o Estado. A iniciativa faz parte dos preparativos para o levantamento, que será realizado de 1 de agosto a 31 de outubro de 2020. Mais de 14 milhões de domicílios serão pesquisados no Estado.

O evento contou com a presença do chefe da unidade paulista do IBGE, Francisco Garrido Barcia, e dos coordenadores do Censo, e explicou a um público de representantes de prefeituras, Câmaras Municipais e entidades da sociedade civil como será feita a maior e mais abrangente pesquisa sobre a população do país. Os coordenadores destacaram a importância de parcerias nos municípios para a instalação de postos de coleta e a divulgação do levantamento. A sessão foi presidida pelo deputado Mauro Bragato (PSDB).

O IBGE contratará, de forma temporária, mais de 46 mil pessoas no Estado para o levantamento. As inscrições para o concurso que preencherá 431 vagas, divididas entre as funções de coordenador censitário subárea e agente censitário operacional, vão até o dia 15 de outubro. Os salários são de R$ 3.100 e R$ 1.700, respectivamente, e exigem ensino médio. As demais vagas serão disponibilizadas a partir do começo de 2020. Parte delas também será para quem tem ensino médio, mas a maioria exigirá apenas ensino fundamental.

“O Censo mostrará o retrato fiel do Brasil de que o país tanto precisa, para que se consiga melhorar as políticas públicas do país, além de oferecer informações importantes para toda a sociedade”, afirmou Barcia.

O levantamento é feito a cada dez anos e pesquisa características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcionalidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, educação, deslocamentos, trabalho, rendimento e mortalidade, entre outros tópicos. Haverá dois tipos de questionário: o básico, a ser aplicado a todos os domicílios, e o de amostra, mais detalhado, a ser respondido por um número menor de pesquisados.