VOLTAR
  • Cidades
  • São Bernardo

Hospital do Câncer Anchieta de São Bernardo é referência regional

Hospital do Câncer Padre Anchieta concentra todos os serviços de combate à doença, como radioterapia e quimioterapia

  • Hospital do Câncer Padre Anchieta de São Bernardo é referência regional no tratamento da patologia.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 09/04/2024
  • Compartilhar:

Hospital do Câncer Padre Anchieta concentra todos os serviços de combate à doença, como radioterapia e quimioterapia

Hospital do Câncer Padre Anchieta

Hospital do Câncer Padre Anchieta de São Bernardo é referência regional no tratamento da patologia. Foto: Divulgação

Recentemente renomeado como Hospital do Câncer de São Bernardo Padre Anchieta, este equipamento público se estabeleceu como uma referência regional no tratamento do câncer, consolidando-se como o centro principal para todos os serviços de atendimento à patologia na rede municipal. No Dia Mundial de Combate ao Câncer, o Hospital é destacado pela sua média mensal de 4,7 mil atendimentos, incluindo consultas, internações, sessões de quimioterapia, radioterapia e pronto-atendimento.

Oferece uma estrutura moderna, com alas recentemente reformadas para garantir maior conforto e segurança aos pacientes durante o tratamento. Um exemplo é o setor de quimioterapia, que foi expandido para oferecer 18 posições de tratamento, com leitos privativos, além da instalação de dois novos consultórios médicos e uma farmácia de manipulação de quimioterápicos, de acordo com as normas sanitárias vigentes. Atualmente, são realizadas em média 740 sessões de quimioterapia por mês.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, destaca que os investimentos em saúde, além dos 15% do orçamento municipal previstos por lei, garantem a qualidade dos serviços em toda a rede. “Nosso compromisso com a constante atualização de equipamentos, manutenção, modernização e capacitação profissional nos coloca como a melhor rede de saúde da região, como demonstram os números”, enfatizou.

1ª RADIOTERAPIA PÚBLICA MUNICIPAL

São Bernardo foi pioneira na região do Grande ABC ao oferecer o serviço de radioterapia pública, disponibilizado dentro do Hospital do Câncer Padre Anchieta. Essa iniciativa faz parte de um projeto de expansão nacional viabilizado pela Prefeitura em parceria com o Ministério da Saúde. A unidade realiza em média 1.016 sessões de radioterapia por mês, com um tempo de espera para o início do tratamento que não ultrapassa dez dias. Os pacientes são encaminhados para o tratamento através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), utilizando a central de regulação municipal.

Desde sua inauguração em dezembro de 2022, o número de sessões de radioterapia mais que dobrou, evidenciando a importância deste tratamento no combate ao câncer. O secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, ressalta que a radioterapia desempenha um papel fundamental no tratamento oncológico, sendo necessário para cerca de 60% dos pacientes em algum momento do seu tratamento.”