VOLTAR
  • Cidades

Hospital de campanha de Sto.André realiza atendimento humanizado com videochamadas

Iniciativas aproximam pacientes, profissionais de saúde e familiares, e contribuem para recuperação de munícipes internados no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia   A Prefeitura de Santo André está promovendo iniciativas para humanizar o atendimento aos munícipes internados no hospital de campanha do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, voltado ao tratamento de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. […]

  • Iniciativas como a de videochamzdas aproximam pacientes, profissionais de saúde e familiares, e contribuem para recuperação de munícipes internados no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia.
    Foto: Divulgação/PSA
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 28/04/2020
  • Compartilhar:

Iniciativas aproximam pacientes, profissionais de saúde e familiares, e contribuem para recuperação de munícipes internados no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia

Iniciativas como a de videochamzdas aproximam pacientes, profissionais de saúde e familiares, e contribuem para recuperação de munícipes internados no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia. Foto: Divulgação/PSA

 

A Prefeitura de Santo André está promovendo iniciativas para humanizar o atendimento aos munícipes internados no hospital de campanha do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, voltado ao tratamento de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.

Entre as ações está a realização de videochamadas para colocar os pacientes em contato com os familiares e também a utilização de crachás com fotos dos profissionais de saúde que atuam no local, sorrindo.

Os profissionais que trabalham no hospital de campanha precisam utilizar uma paramentação especial composta, na maioria das vezes, por touca, óculos, máscara, viseira, avental, luva e propé, o que acaba dificultando a identificação pelo paciente.

Como forma de promover o acolhimento adequado aos munícipes internados no local, os profissionais da saúde passaram a utilizar nesta terça-feira (28) crachás humanizados em que aparecem sorrindo nas fotos, estabelecendo uma relação mais próxima entre as equipes de atendimento e os pacientes. A iniciativa foi promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Santo André.

“Logo no início do isolamento social vi uma notícia de outro país sobre a ideia do crachá com a foto dos profissionais sorrindo e sabemos como é importante em qualquer tratamento o paciente se sentir acolhido. A Covid-19 exige isolamento completo do paciente e paramentação total dos atendentes, cobrindo o rosto. Pensando nisso, buscamos trazer um conforto para quem está passando por esse momento, através dos crachás humanizados com nome e uma foto dos profissionais sorrindo, para que os pacientes saibam quem está ao lado deles e que tudo vai ficar bem”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra.

 

Crachás têm fotos dos profissionais de saúde sorrindo. Foto: Divulgação/PSA

 

Videochamadas – Em meio ao isolamento necessário para pacientes internados com quadro suspeito ou confirmado de Covid-19, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, adotou o modelo de visita por videochamada no hospital de campanha do Complexo Pedro Dell’Antonia.

O distanciamento físico se tornou uma prova de cuidado e amor e as ferramentas tecnológicas se tornaram grandes aliadas para atualizar e aproximar pacientes e familiares. Apelidadas de visitas humanizadas, as chamadas são realizadas diariamente pela equipe multiprofissional e têm duração de aproximadamente 20 minutos.

Uma vez por dia, a equipe multiprofissional visita todos os leitos de pacientes com quadro de baixa complexidade para realizar a visita humanizada utilizando um tablet. Antes da primeira visita humanizada, a equipe do hospital de campanha entra em contato com a família para orientar sobre a utilização da ferramenta.

“Durante a visita, o paciente consegue falar com a família e matar um pouco da saudade. Tem feito um bem tremendo e é uma hora muito esperada por eles”, explicou o superintendente dos hospitais de campanha de Santo André, Victor Chiavegato.

Além da visita humanizada, todos os dias, entre 16h e 19h, os familiares são contatados pelo médico responsável pelo paciente internado para receberem o boletim atualizado do quadro clínico.

Planejamento – Inaugurado em 15 de abril, o hospital de campanha do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia integra o planejamento realizado pela Prefeitura de Santo André para estruturar a rede municipal de saúde no combate ao coronavírus. São ao todo 180 leitos para atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19.

A cidade contará ainda com outros dois hospitais de campanha, no Estádio Bruno José Daniel, com 120 leitos, e na Universidade Federal do ABC (UFABC), com 100 leitos.