VOLTAR
  • Cidades

Homem invade quintal da casa de ex-companheira e é preso em Sto.André

Patrulha Maria da Penha deteve invasor no Jardim Aclimação porque ele  descumpria medida protetiva

  • Vítima, que tem medida protetiva em vigor, acionou botão do pânico para alertar equipe da Patrulha Maria da Penha.
    Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 14/05/2022
  • Compartilhar:

Patrulha Maria da Penha deteve invasor no Jardim Aclimação porque ele  descumpria medida protetiva

viatura Maria da Penha

Patrulha Maria da Penha deteve invasor no Jardim Aclimação porque ele  descumpria medida protetiva. Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André prendeu na madrugada deste sábado (14/05) um homem que invadiu o quintal da residência da ex-companheira, no Jardim Aclimação. O detido descumpriu medida protetiva da Justiça, que determina distanciamento de 500 metros da ex-mulher.

Ao constatar a invasão, a vítima acionou a GCM, que enviou a Patrulha Maria da Penha ao local. O homem, que foi detido imediatamente, já havia sido preso anteriormente por também descumprir medida protetiva e se aproximar da ex-esposa.

 Atuação

A Prefeitura de Santo André efetivou parceria junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em 2019, para implementar a Patrulha Maria da Penha no município, onde os Guardas Civis Municipais assumem o papel de protetores e fiscalizadores da integridade física de mulheres acometidas por crimes de violência doméstica, bem como do ciclo de atuação e cumprimento da Lei Maria da Penha.

Para a execução deste trabalho, os GCMs receberam especialização no ciclo de atuação e proteção da lei, além de novas viaturas caracterizadas e destinadas exclusivamente para este trabalho. A equipe de GCMs fica em cooperação constante tanto com o Tribunal de Justiça, quanto com a Delegacia de Defesa da Mulher, recebendo as demandas de medidas protetivas e atuando diuturnamente na defesa da vida.

O telefone para acionar a Guarda Civil Municipal é o 153.