VOLTAR
  • Cultura e Lazer

História de Santo André é contada em exposição

Em mês de aniversário da cidade, mostra reúne fotografias sobre a memória do município

  • Exposição conta história de Santo André por meio de fotografias.
    Foto: Divulgação/PSA-Ricardo Trida
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 28/04/2018
  • Compartilhar:

Em mês de aniversário da cidade, mostra reúne fotografias sobre a memória do município

Exposição conta história de Santo André por meio de fotografias. Foto: Divulgação/PSA-Ricardo Trida

Em mês que se comemora o aniversário da cidade, foi aberta uma exposição para contar a história do município. A mostra foi aberta ao público neste sábado (28/04), no Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa. Batizada como Exposição Espaços Simbólicos da Cidade, traz 200 fotografias da cidade.

De acordo com a Prefeitura, um grupo formado por 100 pessoas selecionou as imagens por meio de uma curadoria coletiva, em parceria com os colaboradores da página do Facebook “Santo André, ontem e hoje”.

Maria Cláudia Ferreira, administradora dessa página, informou que foi um processo de vários meses, desde a coleta até o contato da população que interagiu com o museu. “Através destas fotos, podemos conhecer a história da cidade nas diferentes décadas e lugares. Cada pessoa que vir conhecer será uma semente dos que querem colaborar para a manutenção da nossa memória e patrimônio”, disse Maria Cláudia.

As fotos pertencem a coleções particulares e ao acervo do museu. A exibição retrata momentos da cidade, passando pelo espaço social, econômico, urbano, político e cultural. Entre os pontos apresentados na mostra estão Moinho São Jorge, as igrejas Matriz e Nossa Senhora do Carmo, parques, a Mansão Tognato e o Sesc.

“Essa exposição marca a importância de valorizarmos nossas raízes”, disse o prefeito Paulinho Serra. A mostra não tem data prevista de encerramento.