VOLTAR
  • Cidades

Heliponto do COI de S.Bernardo é entregue e vira base de operações das Polícias

Prefeito Orlando Morando acompanhou, nesta terça-feira, primeira decolagem do Águia da Polícia Militar na base instalada na cidade

  • Heliponto do COI foi entregue nesta terça-feira e será base para operações integradas das Polícias. Fotos: Divulgação/PSBC- Gabriel Inamine
  • Por: Redação
  • Publicado em: 22/10/2019
  • Compartilhar:

Prefeito Orlando Morando acompanhou, nesta terça-feira, primeira decolagem do Águia da Polícia Militar na base instalada na cidade

 

Heliponto do COI foi entregue nesta terça-feira e será base para operações integradas das Polícias. Fotos: Divulgação/PSBC- Gabriel Inamine



Forças policiais de São Bernardo ganharam, nesta terça-feira (22/10), mais um reforço para ações de combate à criminalidade. Trata-se de uma base exclusiva para pouso e decolagem de aeronaves das Polícias Civil e Militar do Estado de São Paulo. Instalada nas dependências do recém-inaugurado Centro de Operações Integradas de Segurança (COI), localizado no Centro da cidade, a base passa a ser o ponto de apoio para operações das duas corporações em todo o Grande ABC.

Ao lado de autoridades policiais, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, acompanhou nesta terça-feira o início da operação do heliponto. Na oportunidade, uma aeronave do Águia da Polícia Militar fez seu primeiro voo partindo da base.

“São Bernardo passa a contar com mais uma ferramenta para combater a criminalidade. A partir de agora, com a inauguração do COI, o município e todo o Grande ABC terão uma base estratégica para o policiamento feito por aeronaves das Polícias Civil e Militar”, destacou o chefe do Executivo.

A bordo de uma aeronave modelo AS 350 B2, conhecida popularmente como Esquilo, uma equipe do Águia da Polícia Militar, formada por quatro agentes policiais, realizou um sobrevoo de patrulhamento por bairros de São Bernardo e demais cidades do Grande ABC.

A decolagem do voo do Águia da Polícia Militar partindo do heliponto do COI foi acompanhada de perto pelo comandante do CPA/M-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitano 6) – responsável pelo policiamento do Grande ABC ­– , coronel Renato Nery Machado, do comandante do 6º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), tenente-coronel Gilson Hélio, e do secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, coronel Carlos Alberto.

“Com o início da operação do heliponto, num ponto estratégico que é o COI de São Bernardo, a Polícia Militar passa a contar com reforços importantes em serviços como: policiamento urbano e rodoviário, fiscalização do meio ambiente, apoio em operações contra o crime organizado e transporte de órgãos”, destacou o comandante da PM no Grande ABC, coronel Renato Nery Machado.

COI – Inaugurado na última semana, em cerimônia que contou com a participação do governador João Doria, o COI de São Bernardo tem reforçado o policiamento em todo o território do município.

Primeiro Centro de Operações Integradas do Estado, o equipamento reúne num único espaço  cerca de 400 profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal (GCM)  para maior eficiência no combate ao crime no Grande ABC.

A estrutura de 1.900 m², instalada na Avenida Redenção, 271, funciona 24 horas integrando ações de seguranças de todos os órgãos, proporcionando assim, mais agilidade na proteção aos moradores da cidade. Para isso, o COI conta com uma central de monitoramento de 673 câmeras instaladas em São Bernardo.

O COI abriga ainda o 6° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), a primeira Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) e  a Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso (DPPI).