O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, em entrevista exclusiva ao ABCD Jornal, revelou o papel que seu pai, Clóvis Volpi, vai desempenhar em sua administração e na articulação política para as eleições do ano que vem. Guto disputará a reeleição e enfrentará adversários fortes e, por isso, vai turbinar governo. O chefe do Executivo Guto conta suas prioridades, conquistas e obras para este último ano de mandato. Leia a íntegra da reportagem:
ABCD JORNAL – Guto, o senhor resolveu trazer seu pai para atuar em seu governo? Poderia nos falar o motivo e qual vai ser a função dele na sua administração?
GUTO VOLPI – O Clóvis hoje assume a Secretaria de Saúde. Primeiro por conta do bom relacionamento político que tem com toda a carreira pública dele e segundo, foi um projeto dele a construção do hospital e ele vai conseguir inaugurar junto com a gente. Ele tem um tratamento totalmente diferente e um olhar totalmente diferente pra rede toda. Então, o grau de confiabilidade e competência que ele traz pra gestão de saúde de Ribeirão Pires é enorme, NE. Então, isso é muito importante pra gestão, nós estávamos precisando desse fôlego. Do mesmo modo, a escolha que fizemos pra Segurança Pública quando a gente trouxe o Sandro pra ser o Secretário de Segurança , pois ele é um secretário menos burocrático e mais de rua , mais combatente. E ambos , tanto o Clóvis quanto Sandro, conhecem intimamente a cidade e isso faz toda a diferença pra gestão. E a gente tem um ano de grande desafio em 2024 nas duas pastas, assim como em todas as outras, mas isso vai trazer resultados muito rápidos.
ABCD JORNAL – Na cidade se comentava que existia um estremecimento no relacionamento teu com seu pai. Isso procede?
GUTO VOLPI – Eu acho o maior barato isso aí. A gente até brinca em casa. Quando nós tivemos o período de estar como prefeito interino e depois eleitos pela eleição suplementar, o Clóvis ele tem uma postura muita tranquila com isso e ele não gosta de fazer sombra. Até por que somos pai e filho, né? Mas temos muitas ideias diferentes, estilos, dinâmicas, ritmo… Então , a gente trabalhou isso um pouco mais distantes, mas a gente esteve conversando e nunca houve nenhum tipo de ruptura igual o pessoal falava; tanto é que a gente esperou o momento certo pra poder trazer ele pra gestão e na pasta que a gente precisava muito, né? Que é a Pasta da Saúde. Fica até divertido, às vezes, os fuxicos de rua, mas é muito legal ter o Clóvis por perto pela experiência que é e pelo nohall que tem. Isso não é uma questão familiar, é uma questão profissional e ele é muito profissional, né?
ABCD JORNAL – Qual será o papel dele na sua campanha?
GUTO VOLPI – Além de secretário, ele é o nosso organizador, mentor também . Nesta quinta-feira tivemos uma agenda de saúde no Palácio dos Bandeirantes para assinar convênios que são importantíssimos pro ano que vem e traz muita novidade pra funcionalidade de Ribeirão Pires e para o turismo. Então, vai ser muito legal. E ele traz toda essa dinâmica de saúde. E uma cidade como Ribeirão precisa de um relacionamento sério e de confiança com o Governo do Estado de São Paulo e com a União, nós não podemos brincar com essa confiabilidade que uma gestão precisa ter. E o Clóvis tem tudo isso.
ABCD JORNAL – Você tem um governo curto por ter disputado uma eleição suplementar. Quais foram as principais dificuldades que você enfrentou e quais foram as principais conquistas nesse período?
GUTO VOLPI – Eu acho que a dificuldade é o que passa todo gestor público, independente do tempo em que ele está fazendo gestão da sua cidade. No entanto, a queda das arrecadações tanto da União quanto do Estado de São Paulo, é o maior desafio de todos os gestores de agora e de amanhã também. E eu acho que o maior ganho que tivemos em Ribeirão Pires , além de um ritmo novo e bem mais acelerado , foi a mudança cultural que a cidade está tendo. Hoje , os números da economia refletem muito isso, pois não é somente uma campanha de natal que traz um resultado mais do que o dobro do ano passado. Foi um calendário cultural, turístico, foram circuitos criados para esse desenvolvimento e pra obter esse resultado, tivemos, circuito religioso, gastronômico, de indústria e serviços e de artes . Então, isso já vem sendo trabalhado há mais de 10 meses, há quase um ano e bem intenso como vocês acompanharam, e esses resultados se transformam em números da economia. A cidade ficou muito mais movimentada aos finais de semana, o calendário não é só de grandes festas, são de pequenas e em todos os finais de semana. Essa foi a nossa aposta e esse é o resultado que a gente contabiliza agora. Então, eu fico feliz, pois a mudança cultural é o que tem de mais difícil pra se fazer e Ribeirão Pires. Além de ter recebido isso muito bem, a população tem aderido a isso. Então, é muito legal.
ABCD JORNAL – O que a população pode esperar de você pra esse próximo ano?
GUTO VOLPI – Muita novidade e muito Trabalho. Vocês vão acompanhar de primeira mão conosco alguns lançamentos. A Vila do Doce recebe novos investimentos em 2024, tem uma programação toda aí de novos projetos, a repetição do calendário cultural que eu acho que consolida de vez isso em Ribeirão Pires, pois a gente aplicou esse ano. Então, o ano que vem já começa a criar uma raiz mais forte dessa veia cultural turística de Ribeirão Pires. Então, a gente tem muita novidade legal, a cidade fica bonita, funcional , organizada; na área de segurança nós teremos muita novidade com inteligência artificial blindando quase 8 pequenas entradas de Ribeirão Pires. Então vai ter bastante coisa.
ABCD JORNAL – E sobre o novo viaduto em construção? Dá pra falr como estão o andamento das obras?
GUTO VOLPI – O viaduto é uma importantíssima obra de Ribeirão Pires e é uma reivindicação desde a época do prefeito Valdírio Prisco. Acho que do primeiro mandato dele se fala da interligação do Centro alto e baixo. Hoje é uma realidade, estamos em obra que deve durar 3 anos, não será fácil , mas aí tá dando muito certo. Então, eu tenho muito a agradecer as providências divinas que nos protegem, pois tem dado a Ribeirão Pires uma grande oportunidade de prosperar e de prosperar de uma forma bem consolidada, bem pensada e planejada. O viaduto vem coroar esse trabalho e esse novo momento de Ribeirão, pois será uma transformação.
ABCD JORNAL – Você quer deixar uma mensagem para os leitores do ABCD Jornal?
GUTO VOLPI – Vocês que acompanham o ABCD Jornal gostaria de desejar um Natal muito familiar, que vocês se reúnam em família e renovem os votos de fé pra que a gente possa aí cada vez restaurar mais a família. Um ano muito próspero de muita abundância, generosidade, paz e saúde sempre, pois a gente precisa de todo esse esforço da sociedade e é uma união que a gente faz de todos os seres humanos para que isso mude. Esse trabalho a gente está fazendo aqui em Ribeirão Pires.
Principal objetivo da mudança é garantir a segurança jurídica da corporação, além da valorização dos…
Entre os destaques do 71º aniversário da cidade está entrega da primeira Clínica Terapêutica de…
No momento da abordagem, os suspeitos tentaram fugir, mas foram contidos pelos policiais; com eles,…
Na abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, mas a consulta veicular revelou…
Ecovias reforçou que colabora com a PM Rodoviária e investiu na ampliação do sistema de…
Tráfego ficou lento do km 40 ao 49 do Rodoanel e causou transtornos ,principalmente nessa…