Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Guardiã Maria da Penha de S.Bernardo prende homem por ameaça à ex-mulher

Agressor foi até o local de trabalho da vítima, onde começou a forçar a entrada e a gritar, insistindo para falar com a ex-companheira

Última atualização: 26/03/2023 14:28
Por Gislayne Jacinto
Publicado 26/03/2023
Compartilhar

Agressor foi até o local de trabalho da vítima, onde começou a forçar a entrada e a gritar, insistindo para falar com a ex-companheira

Guardiã maria da penha
Guardiã Maria da Penha de S.Bernardo prende homem por ameaça à ex-mulher. Foto: Divulgação/PSBC

O Projeto Guardiã Maria da Penha, ronda especializada da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo voltada para o enfrentamento à violência contra a mulher, prendeu um homem em flagrante por descumprir medida protetiva e ameaça à ex-mulher. O caso ocorreu nesta quarta-feira (22/3), no Centro. O agressor foi até o local de trabalho da vítima, onde começou a forçar a entrada e a gritar, insistindo para falar com a ex-companheira. Mesmo após a mulher advertir que ele não poderia se aproximar em razão de uma medida protetiva, o homem ignorou e desdenhou da proteção jurídica.

Com medo de o ex-marido cometer algo contra sua integridade física, ela acionou o Projeto Guardiã Maria da Penha da GCM de São Bernardo, que imediatamente foi até o local, socorreu a vítima e levou o autor à delegacia. À Polícia Civil, a mulher contou que o ex-marido vinha tentando intimidá-la, colocando anotações por baixo da porta de seu estabelecimento como forma de avisar que esteve no local. Já o agressor decidiu permanecer calado.

Em razão da existência da medida protetiva, o homem teve a prisão em flagrante decretada, sem direito à pagamento de fiança, por crime de descumprimento da decisão, como prevê a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). A pena nesses casos é de prisão de três meses a dois anos. “A Guardiã Maria da Penha é uma política extremamente importante na proteção à mulher. Atualmente, o programa atende 72 assistidas. Essas mulheres são vítimas de diversas formas de violência, seja física, psicológica, sexual, patrimonial e moral”, explicou a GCM Supervisora Rosângela Correia, que coordena o projeto.

GUARDIÃ MARIA DA PENHA

Instituído em agosto de 2021, através da Lei nº 6.992/2021, o Projeto Guardiã Maria da Penha foi implementado em agosto do ano passado no município. Nesses sete meses de atuação, o projeto já registrou seis prisões de agressores em flagrante, o que representa praticamente uma detenção por mês.

A Patrulha Guardiã Maria da Penha é executada em parceria com o MP-SP (Ministério Público de São Paulo) e visa garantir a fiscalização de medidas protetivas, mediante rondas frequentes às vítimas de violência de gênero. O projeto também mira a participação efetiva das mulheres em situação de violência, que podem ser inseridos em uma rede de atendimento permanente.

DENÚNCIA

Mulheres vítimas de violência doméstica e familiar podem acionar o Projeto Guardiã Maria da Penha através do telefone da GCM (153) ou entrar em contato pelo telefone 2630-6856 e e-email gcm.guardiamariadapenha@saobernardo.sp.gov.br.

Tags:ameaçadetidoex-mulherguardiã maria da penhahomemsão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Metrô Sé Metroviários voltam ao trabalho com catracas liberadas em São Paulo
Próximo artigo aspirador de são caetano Vídeo: S.Caetano entrega frota de Limpeza Pública com 6 veículos elétricos

Últimas notícias

Ribeirão Pires recebe R$ 6,9 milhões em emendas para fortalecer e modernizar a saúde municipa
Ribeirão Pires recebe R$ 6,9 milhões em emendas para fortalecer e modernizar a saúde
12/06/2025
Projeto do deputado Rômulo Fernandes sobre bets é aprovado na ALESP
Projeto do deputado Rômulo Fernandes sobre bets é aprovado na ALESP
12/06/2025
GCM de São Bernardo participa de curso nacional de Polícia Comunitária, em Curitiba
GCM de São Bernardo participa de curso nacional de Polícia Comunitária, em Curitiba
12/06/2025
Kaíque, sequestrado em hotel de Mauá é encontrado sem vida na Billings
Kaíque, sequestrado em hotel de Mauá, é encontrado sem vida na Billings
12/06/2025
Diego Oliveira, de 24 anos, trabalhava como barbeiro na cidade, amigos usaram as redes sociais para lamentar falecimento do jovem
Jovem de São Bernardo tenta fugir de assalto, cai da moto e morre
12/06/2025

Recomendadas

São Bernardo tem operação com 100 agentes nos bairros
São BernardoCidades

São Bernardo tem operação policial com 100 agentes nos bairros

12/06/2025
Tite Campanella assina ordem de serviço para revitalização do módulo 2 do Terminal
São CaetanoCidadesDestaque 1

Tite Campanella assina ordem de serviço para revitalização do módulo 2 do Terminal

12/06/2025
Corpo de homem é localizado em Ribeirão Pires
Ribeirão PiresCidades

Corpo de homem é localizado em Ribeirão Pires

12/06/2025
Homem desaparece após ser sequestrado hotel de Mauá
MauáCidades

Homem desaparece após ser sequestrado hotel de Mauá

12/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?