VOLTAR
  • Cidades

Guarda Ambiental inicia atividades em Diadema

Duas caminhonetes, cinco carros com novo layout, uniformes, armas, munição e capacetes também foram  para GCM

  • Duas caminhonetes, cinco carros com novo layout, uniformes, armas, munição e capacetes também foram  para GCM.
    Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti
  • Por: Redação
  • Publicado em: 12/07/2019
  • Compartilhar:

Duas caminhonetes, cinco carros com novo layout, uniformes, armas, munição e capacetes também foram  para GCM

 

Duas caminhonetes, cinco carros com novo layout, uniformes, armas, munição e capacetes também foram  para GCM. Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti

 

A Secretaria de Defesa Social de Diadema realizou nesta sexta-feira (12/7), na base da Guarda Civil Municipal, o lançamento oficial das atividades da Guarda Ambiental. O principal objetivo é  a prevenção e inibição de crimes ambientais. A Guarda Ambiental tem a função de fiscalizar e, quando necessário, fazer autos de infração, sempre baseados na preservação ambiental da cidade.

Durante o evento, o prefeito de Diadema, Lauro Michels, entregou duas caminhonetes, cinco carros com novo layout, uniformes, armas, munição e capacetes para GCM. “Quero agradecer o trabalho que a Guarda realiza diuturnamente na cidade em prol da população. A administração mesmo enfrentando a grave crise econômica, está investindo R$150 mil em segurança. Diadema têm uma extensa área de preservação e a Guarda Ambiental vai realizar um trabalho fundamental de fiscalização. Não podemos permitir que sujem a nossa cidade”, comentou o prefeito Lauro Michels.

Também estiveram presentes o deputado estadual, Márcio da Farmácia, a chefe de gabinete e secretária interina da SASC, Caroline Rocha, o secretário de Defesa Social, Paulo Alexandre Fagundes, o comandante da GCM de Diadema, José Cícero de Sousa, o secretário de Comunicação, Paulo Fares, e o secretário de Transportes, José Carlos Gonçalves.

Representantes da Polícia Civil e das Guardas Municipais das cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, Cotia, Rio Grande da Serra e São Paulo também participaram do evento.

Inspetoria Regional

A Prefeitura vai instituir a Inspetoria Regional Sul da Guarda Ambiental no bairro Eldorado. O processo está em andamento. As secretarias de Defesa Social e Meio Ambiente estão trabalhando em conjunto e a parte de fiscalização ambiental passa a ser realizada também pela GCM de acordo com a lei municipal 455/2018.

Na primeira fase da implantação do projeto, 10 Guardas Municipais realizaram treinamento específico, com aulas teóricas e práticas baseadas na legislação ambiental.

Para a Guarda Ambiental foram entregues duas caminhonetes modelo S10, três armas de grosso calibre, munições e uniformes. A base vai funcionar no bairro Eldorado na região Sul, local com maior número de infrações ambientais como descarte irregular de lixo e apreensão de animais silvestres.

Para o município é fundamental a instalação da Guarda Ambiental. A cidade conta com 30,6Km², sendo que 6Km² constituem área da represa. Aproximadamente 22% do território da cidade estão inseridos em áreas de mananciais. A população de Diadema ganha reforço de policiamento e fiscalização ambiental 24h.

GCM

A Guarda Civil Municipal recebeu cinco viaturas com sinalização sonora e luminosa e novo layout. “O novo layout traz uma renovação da imagem da Guarda. As mudanças incluem as cores da bandeira da cidade, além do símbolo internacional de polícia quadriculado em preto e branco, o que facilita a identificação internacional” comentou o secretário de Defesa Social, Paulo Alexandre Fagundes.

Outra novidade para GCM é que todos os guardas vão receber a nova identidade funcional feita com papel moeda, documento oficial mais seguro que dificulta a falsificação.

“Todo investimento que está sendo feito têm a finalidade de oferecer aos moradores de Diadema mais segurança. Estamos trabalhando para prestar o serviço com ainda mais qualidade e eficiência, além de dar melhores condições de trabalho para os guardas”, concluiu o secretário de Defesa Social, Paulo Alexandre Fagundes. 

Serviço
Denúncias sobre poluição do ar, sonora, solo, recursos hídricos, desmatamento, maus tratos e outros ligue para o Departamento de Gestão Ambiental – Divisão de Licenciamento e Controle Ambiental.
Tel. 4059-7611 ou 7612 – e-mail: licenciamento@diadema.sp.gov.br

Rua Ipitá, 193, Jd. Inamar