Governo do Estado entrega área oncológica no AME Santo André

Mais visitadas

Novo espaço vai ampliar o atendimento a pacientes com câncer dentro do programa AME Oncologia

fachada da AME de Santo André
AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Santo André é gerenciada pela Secretária da Saúde e pela Fundação do ABC. Foto: Divulgação

O Secretário de Estado da Saúde em exercício, Eduardo Ribeiro, entregou nesta sexta-feira (25/11) as novas instalações do AME Oncologia do Ambulatório Médico de Especialidades de Santo André.

 “Com esse novo espaço, o programa AME Oncologia vai oferecer mais de 20 mil sessões de quimioterapia por ano em um espaço humanizado, ampliando a assistência em oncologia para o Grande ABC”, afirma o Secretário de Estado em exercício, Eduardo Ribeiro.

 A unidade já vinha realizando atendimentos dentro do programa desde setembro, mas com o novo espaço destinado para estes pacientes vai ampliar o serviço, que, em pleno funcionamento, terá capacidade para mais de 6.200 mil sessões e 18 mil consultas médicas e não médicas por ano.

No local, haverá farmácia, consultório médico, consultório multiprofissional, posto de enfermagem, 10 poltronas de infusão e uma sala de emergência, além de recepção e banheiros exclusivos. Serão feitas infusões nos pacientes de câncer de mama, coloprocto e próstata, além de atendimento médico pré-infusional e atendimentos com profissionais da enfermagem e farmácia.

 Uma novidade no novo setor do AME Santo André é que, após 48 horas da quimioterapia, os pacientes passam por atendimento remoto com profissionais da área de enfermagem e farmácia. Por meio da telemedicina, os pacientes serão acompanhados após os procedimentos, agilizando o tratamento.

 O AME ficará responsável pelo atendimento de novos pacientes com câncer da rede pública de saúde regional. Receberá casos de média e baixa complexidades para realização de terapias infusionais (quimioterapia), hormonioterapia e atenderá pacientes que necessitam de medicação via oral. O plano terapêutico e o envio dos medicamentos estão a cargo do Hospital Mário Covas.

 A unidade de Santo André, que é gerida pela Organização Social de Saúde (OSS) Fundação do ABC (FUABC), recebe pacientes encaminhados pela Central de Regulação de Vagas (Cross), contribuindo para desafogar serviços da região, como o Hospital Estadual Mário Covas também em Santo André.

autoridades na inauguração de setor de oncologia da AME
Governo do Estado entrega área oncológica no AME Santo André. Foto: DEivulgação/Governo de SP

AME Oncologia

O Governo de SP lançou o AME Oncologia em junho deste ano, quando 61 unidades passaram a ofertar procedimentos contra câncer de pele e intestino. Dentre essas, as unidades de Santo André, Mogi das Cruzes, Itapetininga, Dracena e Taubaté ofertam também sessões de quimioterapia, evitando o deslocamento dos pacientes para outras regiões do Estado.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações