18 de maio de 2022

Governo do Estado abre mais 30 leitos para Covid-19 no ABCD

Mais visitadas

Cidades vão enviar demandas necessárias para oferta em hospitais municipais ou na rede estadual

reunião de rodrigo garcia com consórcio do abc
Governo do Estado abre mais 30 leitos para Covid-19 no ABCD. Foto: Divulgação

O Governo do Estado vai abrir 30 novos leitos para tratamento de Covid-19 no Grande ABC, sendo 10 de unidade de tratamento intensivo (UTI) e 20 de enfermaria. O anúncio ocorreu durante reunião entre os presidentes dos consórcios públicos da Região Metropolitana de São Paulo com o vice-governador Rodrigo Garcia , realizada na noite de quarta-feira (26/1).

A expectativa é que o Grande ABC obtenha ainda 30 leitos adicionais, após o levantamento que será entregue nesta quinta-feira (27/1). Na reunião, ficou acertado que, até às 12h, as cidades devem enviar ao Estado as demandas necessárias para oferta em hospitais municipais ou na rede estadual regional.

Na tarde de quarta-feira, o Governo do Estado já havia anunciado a ativação de 700 novos leitos exclusivos para atendimentos Covid-19 na rede hospitalar, sendo 210 para a Região Metropolitana de São Paulo.

Os novos leitos vão auxiliar na absorção da nova demanda de casos em unidades hospitalares de 14 regiões do Estado, incluindo a capital, os municípios da Grande São Paulo e as Regionais de Saúde do Interior.

A condição principal para o cofinanciamento de novos leitos de unidades de tratamento intensivo (UTI) para estas regiões é a sua capacidade de colocá-las em operação nos próximos dez dias, já que pelas perspectivas dos especialistas, a demanda deve continuar em alta pelas próximas três semanas.

Serão abertos 266 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 434 de enfermaria em hospitais de gestão estadual que receberão pacientes encaminhados por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross).

Participaram da reunião os secretários estaduais da saúde, Jean Gorinchteyn, do Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e da Casa Civil, Cauê Macris, e o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Santo Andre, Paulo Serra.

“As cidades terão um canal direto com o governo estadual para que nenhuma pessoa fique sem atendimento no Estado de São Paulo. O Grande ABC já recebeu 30 leitos, e a expectativa é que a região seja contemplada com mais 30 vagas, ou seja, 60 no total”, afirmou Paulo Serra.

Também participaram de forma remota o presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana (Cioeste) e prefeito de Osasco, Rogério Lins, do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e prefeito de Guarulhos, Guti Costa, do Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (Cimbaju) e prefeito de Cajamar, Danilo Joan, e a secretária-executiva do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste (Conisud), Brígida Sacramento.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações