VOLTAR
  • Cidades

Governador critica, mas prefeitos mantêm paralisação dos ônibus no ABCD

 Ônibus vão parar no próximo dia 29 por conta do coronavírus

  • Tarcísio decreta gratuidade nos transportes para idosos de 60 a 65 anos.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 19/03/2020
  • Compartilhar:

 Ônibus vão parar no próximo dia 29 por conta do coronavírus

Prefeitos do ABCD definiram que os ônibus vão parar no próximo dia 29 por conta do coronavírus. Foto: Divulgação

 

Os prefeitos do Grande ABC participaram, nesta quinta-feira (19/3), de videoconferência com o vice-governador e presidente da comissão de monitoramento dos impactos econômicos do coronavírus em São Paulo, Rodrigo Garcia, secretários estaduais e prefeitos da Região Metropolitana, e ratificaram a suspensão temporária do Transporte Público Municipal nas sete cidades da região. A interrupção do serviço será gradativa, até 28 de março. A partir de 29 de março, a suspensão passa a ser total, por período indeterminado.

Na próxima quarta-feira (25/3), está agendada nova videoconferência entre representantes do Governo do Estado e os prefeitos do ABCD para avaliar a evolução da pandemia do novo coronavírus na região.

 Críticas

A reunião aconteceu porque na manhã desta quinta-feira (19/03), o governador João Doria (PSDB) afirmou que proibir o transporte público na Região é uma iniciativa inadequada. “Proibir não é a forma correta. Quero registrar que pedi aos nossos secretários do Governo do Estado da área de transportes metropolitanos e também ao secretário de desenvolvimento regional que dialoguem com os prefeitos da região da Grande São Paulo, que a nosso ver, tomaram uma medida precipitada da interrupção das linhas de ônibus da região do Grande Abc e outras áreas”, afirmou.

“Não é uma medida adequada interromper o transporte público. Isso vai impedir pessoas que trabalham em hospitais, prontos-socorros, farmácias, supermercados de chegarem até seus destinos de trabalho. Além de todos os sacrifícios que estas pessoas estão fazendo, utilizar recursos para pagamento de aplicativos ou táxis. O serviço deve funcionar de forma orientada, ordenada, higienizada como tem feito o prefeito Bruno Covas, em São Paulo”, completou o governador.

O apelo de Doria não será acatado pelos prefeitos, que reforçam que a decisão tem como objetivo minimizar danos à população e preservar vidas na região.