
O Google esclareceu que o Sistema Android de Alertas de Terremoto emitiu, por engano, um alerta na madrugada de 14 de fevereiro para usuários no litoral de São Paulo. A empresa afirmou que o sistema usa sensores dos celulares para estimar tremores, mas não substitui os alertas oficiais.
No comunicado, o Google explicou:
“O Sistema Android de Alertas de Terremoto é um sistema complementar que usa celulares Android para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas. Ele não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial. Em 14 de fevereiro, nosso sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região. Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas.”
A Defesa Civil e o Centro de Sismologia da USP já haviam confirmado que nenhum terremoto foi registrado no estado. Com isso, o alerta foi considerado um erro do sistema. O Google já desativou o recurso no Brasil e segue investigando o caso para evitar novos enganos.
Ver essa foto no Instagram