Criminosos estão utilizando fotos, credenciais e documentos de identificação de um Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema para aplicar golpes em vendedores de eletrônicos na internet. A fraude tem ocorrido principalmente em plataformas de venda online, como o Facebook, e já fez vítimas na região do ABC, Grande São Paulo e Baixada Santista.
Os golpistas entram em contato com vendedores, afirmam ser servidores públicos e utilizam a identidade do GCM para passar credibilidade. Eles enviam fotos do agente e sua credencial funcional para convencer as vítimas. Após fechar a suposta compra, solicitam a entrega do produto por um motorista de aplicativo, alegando que o pagamento será feito via Pix após a retirada.
Uma das vítimas, uma mulher que quase caiu na fraude, desconfiou da abordagem e decidiu pesquisar. Ao encontrar o perfil verdadeiro do GCM no Facebook, entrou em contato com ele e confirmou que se tratava de um golpe. O agente registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil e gravou um vídeo para alertar sobre o crime.
A Polícia Civil investiga o caso e orienta que possíveis vítimas denunciem. Quem for abordado por supostos compradores que utilizem a identidade de servidores públicos deve redobrar a atenção.
Ver essa foto no Instagram