GM adere ao Parque Tecnológico de Santo André
Empresa do setor de automação industrial lança desafio por meio do Hub de Inovação; participação da montadora teve início com um desafio
Empresa do setor de automação industrial lança desafio por meio do Hub de Inovação; participação da montadora teve início com um desafio
A General Motors Company, gigante do setor automobilístico com a matriz para América do Sul localizada em São Caetano, é a mais nova integrante do Parque Tecnológico de Santo André. A participação da montadora teve início com a abertura de um desafio que a empresa apresenta ao ecossistema de inovação do ABC por meio do Hub de Inovação, o GM Challenge – Digitalização de processos e intralogística otimizados por IoTs e aplicativos móbile. As inscrições podem ser feitas até 30 de agosto.
O Hub de Inovação apoia e fomenta empresas que queiram desenvolver pesquisas, novos produtos e processos, fazendo a ligação entre elas e as startups, universidades e Centros Tecnológicos da região interessados em encontrar soluções para questões de inovação. Estas questões são apresentadas pela empresa, por meio de desafios.
“Um dos mais importantes players do setor automobilístico do país discutindo o fluxo de materiais com todo o nosso ecossistema é mais uma comprovação de que o trabalho desenvolvido pelo Hub de Inovação do Parque Tecnológico de Santo André tem rompido barreiras. Atuar nestes segmentos estratégicos para a economia de Santo André e do ABC são primordiais para valorizar nossos principais atores deste importante setor econômico, que gera receita e milhares de empregos para toda a nossa região”, diz o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.
Esse primeiro desafio da empresa consiste na co-inovação para a digitalização de um processo complementar à linha produtiva da unidade de São Caetano do Sul, em um primeiro momento. Espera-se o desenvolvimento de plataformas digitais móveis assistidas por tecnologias de geolocalização e suporte digital a processos para o aprimoramento na localização e acompanhamento de ciclo de vida dos produtos em fases intermediárias do processo produtivo convencional.
Segundo o diretor técnico do Parque Tecnológico, Ricardo Magnani, esta é uma primeira abordagem da empresa na busca de flexibilização de processos por intermédio de sistemas digitais de suporte ao processo produtivo, em linha com tendências globais da indústria 4.0, onde os processos podem ser customizados e complementares às linhas produtivas convencionais que já são digitalmente assistidas.
“O sucesso do desafio consiste em solução tecnológica que faça, de forma simples, rápida e segura, a localização e a identificação de veículos em pátios e armazéns intermediários no entorno das plantas produtivas”, explica Magnani.
Além da localização, a aplicação deverá operar de forma segregada aos sistemas legados convencionais da empresa, mas com possibilidade de integração de dados por intermédio de APIs e rotinas específicas.
Os detalhes sobre o desafio podem ser acessados no link bit.ly/gm_challenge. A inscrição deve ser feita até 30 de agosto por meio de um formulário da plataforma Gust. Informações sobre como se cadastrar podem ser consultadas pelo link: bit.ly/cadastro_gust
Os desafios do Hub de Inovação já geraram mais de 20 projetos colaborativos e R$ 58 milhões em projetos de inovação aberta na região. Mais informações sobre o Parque Tecnológico estão disponíveis no site https://www3.santoandre.sp.gov.br/parquetecnologico/
General Motors Company
Com sede em Detroit, Michigan, a GM atua em seis continentes, empregando 165 mil pessoas em todo mundo. Na América do Sul, a empresa conta com matriz em São Caetano do Sul e operações no Equador, Colômbia e Argentina. No Brasil, conta com um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento composto por um Centro Tecnológico em São Caetano do Sul e o Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba.