VOLTAR
  • Política
  • Santo André

Gilvan, candidato de Paulo Serra em Sto.André, abriu empresas na vizinha S.Bernardo

Na reta final da campanha, assunto foi tema de críticas políticas de adversários na cidade

  • Gilvan, candidato de Paulo Serra em Santo André, abriu empresas na vizinha São Bernardo.
    Foto: Divulgação
  • Por: Juliana Finardi
  • Publicado em: 01/10/2024
  • Compartilhar:

Na reta final da campanha, assunto foi tema de críticas políticas de adversários na cidade

Gilvan Júnior

Gilvan, candidato de Paulo Serra em Santo André, abriu empresas na vizinha São Bernardo. Foto: Divulgação

O candidato a prefeito de Santo André Gilvan Junior (PSDB), que é apoiado pelo prefeito Paulinho Serra, do mesmo partido, escolheu a cidade vizinha São Bernardo para abrir duas empresas das quais participava como sócio.

Uma delas, a FJ Estética de Unhas, foi fundada em março de 2012 e extinta por liquidação voluntária em dezembro de 2020. A outra, na qual Gilvan tinha participação de 50%, a JRA Comércio de Produtos Alimentícios Ltda, permaneceu aberta de agosto de 2019 até julho de 2020 e também foi extinta por encerramento (liquidação voluntária), em ambos os casos de acordo com dados da Receita Federal.

O assunto veio à tona na reta final da campanha através do adversário Eduardo Leite (PSB), que criticou as escolhas empresariais do tucano.

“Você mentiu quando disse que Santo André é campeã em geração de empregos. A campeã da região do Grande ABC é a cidade vizinha São Bernardo do Campo, a cidade que você escolheu para montar as suas duas empresas e gerar emprego lá”, diz Leite em um vídeo publicado nas redes sociais.

O vereador do PSOL, Ricardo Alvarez, que concorre à reeleição a apoia a candidata majoritária petista Bete Siraque, acha que o assunto das empresas de Gilvan não deve ser tema central em uma campanha. “O problema maior é a incapacidade do Gilvan de andar com as próprias pernas e a falta de autonomia política. Isso pesa”, diz, referindo-se ao apoio do prefeito Paulinho Serra.

Sobre o assunto levantado por Eduardo Leite, o oposicionista afirma: “Entendo que o fato de o Gilvan ter empresas em São Bernardo não é problema. O problema é que o governo que ele representa não terá gerado empregos na cidade de Santo André”, critica Alvarez.

Natural de Ribeira do Pombal, na Bahia, Gilvan é administrador e esteve à frente da Secretaria de Saúde da cidade desde janeiro de 2023 até meados de 2024. Com experiência na gestão pública, já atuou em diferentes áreas como planejamento, licenciamento, desenvolvimento econômico e saneamento ambiental. Procurado através de sua assessoria de comunicação, ele não quis comentar o assunto.