VOLTAR
  • Economia

Gestão de Morando supera criação de empregos em relação à gestão do PT

Números são do Ministério da Economia, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)

  • Gestão de Morando supera criação de empregos em relação à gestão do PT.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 07/01/2022
  • Compartilhar:

Números são do Ministério da Economia, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)

carteira de trabalho

Gestão de Morando supera criação de empregos em relação à gestão do PT. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Orlando Morando (PSDB), consolidou no último exercício gestão de política pública de geração de emprego e superou números da gestão do seu antecessor, o ex-prefeito Luiz Marinho  (PT), de acordo com dados oficiais divulgados pelo Ministério da Economia, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O município acumulou em 2021, entre janeiro e novembro, a criação de 14.838 contratações formais.

Os números registrados em 2021 durante a gestão Orlando Morando contrastam com o saldo acumulado no período derradeiro do governo Marinho, em ciclo agravado pela recessão em instância federal perante política econômica do governo Dilma Rousseff (PT).

Em 2016, último ano petista no comando da Prefeitura, o saldo ficou negativo em 15.406 postos de trabalho, sendo 74.968 contratações e 90.374 demissões. Em 2015, o resultado foi ainda mais desfavorável: 18.654 negativos. O ano anterior, em 2014, o saldo ficou em 7.283 negativos.

Resultados

Diante dos recentes números de empregos consolidados, São Bernardo lidera no período a geração de empregos no Grande ABC – um terço dos postos de trabalho abertos na região foi criado na cidade. O resultado concretizou o maior volume de criação de emprego obtido pelo município nos últimos 11 anos, de acordo com dados oficiais divulgados pelo Ministério da Economia, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Mesmo em período ainda de pandemia de Covid-19, São Bernardo aplicou ações de incentivo fiscal e atração de investimentos de empresas, visando a retomada do emprego e renda, aliada ao crescimento econômico. Entre as medidas municipais, o não aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), assim como a manutenção de programa de desconto no tributo às empresas que promovam a geração de empregos diretos na cidade. Prova disso é que somente em novembro, impulsionado pela abertura das vagas de fim de ano, o município catalogou saldo positivo de 2.426 empregos. Foram 10.997 admissões e 8.571 desligamentos.