VOLTAR
  • Política

Geraldo Alckmin anuncia saída do PSDB: ‘Tempo de mudança’

Ex-governador vai decidir entre ser candidato ao Governo do Estado ou vice de Luiz Inácio Lula da Silva na corrida pela presidência da República

  • Alckmin participa nesta 2ª de Fórum Paulista de Desenvolvimento em São Bernardo.
    Foto: Agência Brasil
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 15/12/2021
  • Compartilhar:

Ex-governador vai decidir entre ser candidato ao Governo do Estado ou vice de Luiz Inácio Lula da Silva na corrida pela presidência da República

geraldo alckmin

Geraldo Alckmin anuncia saída do PSDB: ‘Tempo de mudança’. Foto: Divulgação

O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quarta-feira (15/12) sua saída do PSDB. Em mensagem nas redes sociais, ele exaltou sua trajetória no partido, dizendo ter dado o “melhor” de si, e afirmou que falará sobre seu futuro “em breve .

“É um novo tempo! É tempo de mudança! Nesses mais de 33 anos e meio de trajetória no PSDB, procurei dar o melhor de mim. Um soldado sempre pronto para combater o bom combate com entusiasmo e lealdade. Agora, chegou a hora da despedida. Hora de traçar um novo caminho”, disse Alckmin.

“Jamais esqueci a lição do meu pai. Respeito às pessoas, lealdade aos princípios e firmeza de caráter. Só com esses valores é possível construir uma vida pública decente”, postou no Twitter.

geraldo alckmin

Ex-governador Alckmin vai decidir entre ser candidato ao Governo do Estado ou vice de Luiz Inácio Lula da Silva . Foto: Agência Brasil

Trajetória

Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho nasceu em Pindamonhangaba, em 7 de novembro de 1952.  Foi governador do Estado de São Paulo de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018, tendo sido o político que por mais tempo comandou o governo paulista desde a redemocratização do Brasil. Médico, atualmente é professor universitário no curso de medicina da Universidade Nove de Julho.

Alckmin é sobrinho do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Rodrigues Alckmin, e sobrinho-neto do ex-vice-presidente da República, José Maria Alkmin. É casado com Lu Alckmin, com quem teve três filhos: Sophia Alckmin, Geraldo e Thomaz Alckmin, este último falecido.

Formado em medicina pela Universidade de Taubaté, iniciou sua carreira política em Pindamonhangaba, onde foi eleito vereador, presidente da Câmara dos Vereadores e prefeito. Depois, foi eleito para a Assembleia Legislativa nas eleições de 1982 e para deputado federal em 1986 e 1990. Em 1988, foi um dos fundadores do PSDB.  Entre 1991 a 1994, presidiu o PSDB-SP.

Em 1994, elegeu-se vice-governador de São Paulo na chapa de Mário Covas.  Em 2000, concorreu à prefeitura de São Paulo, sendo derrotado no primeiro turno. Com a morte de Covas, em março de 2001, assumiu o governo do estado e se reelegeu em 2002.

Em março de 2006, renunciou ao governo paulista para concorrer à presidência na eleição do mesmo ano. Obteve 39,17% dos votos no segundo turno, sendo derrotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em 2008, candidatou-se a prefeitura de São Paulo, sendo novamente derrotado no primeiro turno. Em 2009, foi nomeado secretário de desenvolvimento do estado de São Paulo pelo governador José Serra.

Foi eleito governador no primeiro turno da eleição de 2010, retornando ao Palácio dos Bandeirantes em janeiro de 2011. Em 2014, reelegeu-se governador no primeiro turno. Renunciou em abril de 2018 para disputar a eleição presidencial daquele ano, em que concorreu novamente à presidência da República e logrou a quarta colocação, com 4,7% dos votos válidos.

Nesta quarta-feira, Geraldo Alckmin se desfilia do Partido da Social Democracia Brasileira após 33 anos. Ele pode  concorrer novamente ao governo do estado de São Paulo, se filiar ao PSD, ou aceitar ser vice do ex-presidente Lula (PT) e possivelmente se filiar ao PSB ou ao Solidariedade.