VOLTAR
  • Economia

General Motors deve absorver funcionários demitidos da Ford de S.Bernardo

Prefeito Orlando Morando e presidente da GM, Carlos Zarlenga, durante reunião nesta segunda firmaram compromisso para contratação preferencial  

  • GM de São Caetano recebe volume recorde de novos investimentos.  
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 19/08/2019
  • Compartilhar:

Prefeito Orlando Morando e presidente da GM, Carlos Zarlenga, durante reunião nesta segunda firmaram compromisso para contratação preferencial  

 

GM de São Caetano assume compromisso para contratação preferencial de funcionários demitidos da Ford.  Foto: Divulgação

 

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, e o presidente da General Motors (GM) na América do Sul, Carlos Zarlenga, firmaram, nesta segunda-feira (19/08), um compromisso para contratação preferencial de funcionários da fábrica da Ford de São Bernardo. O encontro ocorreu na sede da montadora em São Caetano e contou a presença também da vice-presidente da GM na América do Sul, Marina Willisch, diretor de Relações Governamentais para o Mercosul, Adriano Barros, e o assessor especial do Governo de São Bernardo, Fernando Longo.

A reunião, de aproximadamente uma hora, estabeleceu a assinatura para um protocolo de intenções entre as partes, onde a Prefeitura de São Bernardo intermediará na absorção dos funcionários demitidos da Ford na planta industrial da GM, de São Caetano. O programa vai utilizar a Central de Trabalho e Renda (CTR) de São Bernardo, onde além de fazer o encaminhamento, realizará também uma prévia qualificação dos profissionais para atender as novas tecnologias do mercado automobilístico.

“A reunião foi muito positiva. A Prefeitura de São Bernardo, por meio do CTR, vai encaminhar, de forma oficial, remanescentes da Ford e outras montadoras. Hoje, no município o problema pontual é a Ford. Assim, a GM dará uma análise preferencial para todo esse corpo funcionários, preferência no currículo. Isso é ótimo para o município, pois podemos fazer essa realocação dos trabalhadores”, destacou o prefeito Orlando Morando.

ACEITAÇÃO

O presidente da GM, Carlos Zarlenga, destacou a iniciativa e discorreu sobre a importância da parceria. “É uma excelente ideia. Primeiro porque, como o prefeito disse, são profissionais já treinados. Segundo, estamos fazendo um forte investimento e vamos precisar de talentos para operar. É um ganha-ganha tanto para São Bernardo quanto para a GM”, afirmou Zarlenga.

Em fevereiro deste ano, os dirigentes da Ford de São Bernardo anunciaram o fechamento da unidade fabril, sem apresentar plano de desmobilização e encerram um quadro de aproximadamente 4 mil funcionários. A ação foi contestada pelo prefeito Orlando Morando, que iniciou uma série de planos para a preservação dos empregos. O ato foi apoiado pelo governador  de São Paulo, João Doria, que passou a intermediar a compra da fábrica, condicionando a manutenção dos empregos.

 

Prefeito Orlando Morando e presidente da GM, Carlos Zarlenga, durante reunião nesta segunda firmam compromisso para contratação preferencial. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto