VOLTAR
  • Cidades
  • Santo André

GCMs de Santo André cobram psicólogo dentro da Corporação

Desde setembro de 2022 Guarda Municipal está sem profissional, Prefeitura diz que há concurso em andamento para preenchimento da vaga  

  • GCMs de Santo André cobram psicólogo dentro da Corporação.
    Foto: Divulgação/PSA
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 06/01/2024
  • Compartilhar:

Desde setembro de 2022 Guarda Municipal está sem profissional; Prefeitura diz que há concurso em andamento para preenchimento da vaga  

GCM de santo andré

GCMs de Santo André cobram psicólogo dentro da Corporação. Foto: Divulgação/PSA

Desde setembro de 2022, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Santo André está sem psicólogo e o fato virou alvo de questionamentos dentro da Corporação. A profissional que tinha no local se aposentou e não houve a reposição.

Alguns agentes procuraram o ABCD Jornal nesta sexta-feira (05/01) e disseram que reivindicam um psicólogo já que a profissão deles está exposta a situações de estresse e, por isso, pode afetar a saúde mental de alguns guardas.

Dentro da Corporação andreense, há relatos de que pelo menos dois GCMs já tiraram a própria a vida e os guardas entendem que um psicólogo poderia ajudar em momentos críticos.

Procurada, a Prefeitura informou que está em andamento um concurso para a contratação de psicólogo. “Sobre a contratação de psicólogos, informamos que há um concurso em andamento para preenchimento do cargo em vacância”, informou a nota oficial.

Nesta sexta-feira, uma GCM de Santo André caiu de um trem, mas as circunstâncias do acidente ainda são apuradas pela Polícia, segundo informou a Prefeitura.  “Cabe esclarecer que não se pode afirmar o que houve neste momento, antes de a Polícia Científica emitir laudo sobre o acidente”, afirmou a Prefeitura por meio de nota.

No entanto, a CPTM (Companhia Paulista de trens Metropolitanos) informou que por meio de câmeras de monitoramento, foi demonstrado que a vítima pulou do trem.

A GCM Vera Lúcia dos Santos Ramos que caiu do trem trabalhava na Corporação desde novembro de 2007 e estava afastada de suas atividades em rua, segundo informou a Prefeitura.

GCM Vera Lúcia

GCM Vera Lúcia dos Santos Ramos trabalhava na Corporação desde 2007. Foto: Divulgação

Em maio do ano passado, o ABCD Jornal já havia publicado uma reportagem na qual dizia que os guardas já reclamavam da falta de uma psicóloga na Guarda para dar assistência aos agentes que enfrentam problemas, principalmente de depressão. No ano passado, um deles tirou a própria vida e chocou toda a Corporação.

No início de 2023, o Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos de Santo André) também falou em nota oficial publicada no site da entidade sobre a ausência de psicólogo. “A Guarda Civil Municipal de Santo André também enfrenta outro problema sério: falta de apoio Psicológico. Motivo: a psicóloga que trabalhava na Corporação se aposentou (em 2022). Diante de tantos absurdos, nossos Guardas tornam-se vítimas dessa grave situação. Lamentavelmente perdemos o nosso irmão de farda, o jovem Guarda Alex de Oliveira Henriques Antão”, afirmou a nota.

GCM Alex

GCM Alex perdeu a vida no ano passado. Foto: Dvulgação

Indicação

O secretário da Pessoa com Deficiência de Santo André, Jobert Minhoca, que está licenciado do cargo de vereador, fez uma indicação em fevereiro de 2023, e indicou na época a respectiva contratação.

Veja documento elaborado na época e que a reportagem teve acesso.