VOLTAR
  • Cidades

GCM de São Caetano faz curso de aperfeiçoamento com 430 agentes

Capacitação é uma exigência da Polícia Federal para todas as guardas do País

  • Capacitação é uma exigência da Polícia Federal para todas as guardas do País.
    Foto: Divulgação/PSCS
  • Por: Redação
  • Publicado em: 13/08/2019
  • Compartilhar:

 Capacitação é uma exigência da Polícia Federal para todas as guardas do País

 

Capacitação é uma exigência da Polícia Federal para todas as guardas do País. Foto: Divulgação/PSCS

 

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano iniciou nesta semana o Curso de Aperfeiçoamento Profissional para seus 430 agentes de segurança. A capacitação é uma exigência da Polícia Federal para todas as guardas do País, pelo decreto 5123/2004, que versa que os integrantes das corporações devem ser submetidos a qualificação profissional por, no mínimo, 80 horas ao ano.

Semanalmente, até o final de outubro, 35 guardas municipais participarão de palestras no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns, três vezes por semana na parte teórica e duas vezes na prática. A qualificação proporciona instruções para atualização de diversos protocolos relacionados às atribuições que os servidores da GCM desempenham.

O comandante da GCM de São Caetano, Claudinei da Silva Magalhães, ressalta a importância da qualificação continuada dos guardas. “É preciso capacitar todos os nossos agentes para possíveis imprevistos e ações diárias, sempre com o propósito de ajudar a população e saber se portar e agir diante das variadas situações em que possamos nos envolver. Neste curso fazemos o resgate dos valores da instituição para que nossos guardas executem suas funções do dia a dia com melhor qualidade e mais conhecimento. Temos o cuidado de melhorar a qualidade do serviço que prestamos a São Caetano do Sul.”

Todos os instrutores do curso são de carreira da Guarda Municipal, o que contribui para um melhor preparo e atendimento de qualidade ao cidadão são-caetanense nas mais diversas ocorrências. Entre os módulos da atualização estão técnicas de abordagem policial, patrulhamento comunitário, prática de tiro, legislação, direção defensiva, condução tática e sistema de comando de incidentes, este último ministrado por agentes da Defesa Civil Municipal.

GRUPAMENTOS

Desde 2008, na segunda gestão do prefeito José Auricchio Júnior, foram criados importantes grupamentos da Guarda Civil Municipal de São Caetano. A ROMU (Rondas Municipais) é destinada a missões específicas e ocorrências de alto risco, com um efetivo que passa por rigoroso treinamento técnico e tático, com destaque para o curso realizado na ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Já a Rotam (Rondas Táticas com Apoio de Motocicletas) é um grupamento de motociclistas preparado para a chegada em locais de ocorrências em menor tempo possível, dadas as características de mobilidade. Por ser um trabalho de grande risco por conta das motos, os agentes realizam cursos de motociclista policial ministrados por equipes do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos), do Centro Técnico da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) da Polícia Militar do Estado de São Paulo.