GCM de São Bernardo recebe 400 novas armas Taurus, calibre 380

Foram investidos R$ 2,1 milhões na compra dos armamentos, além de 185 mil munições e 400 kits de cintos e coldres

GCM recebe 400 novas armas em São Bernardo e guardas passam por treinamento. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo recebeu 400 novas armas Taurus, modelo 838. Foram investidos R$ 2,1 milhões na compra dos armamentos, além de 185 mil munições e 400 kits de cintos e coldres. Os guardas recebem, até dezembro, treinamento para incorporação dos novos equipamentos na rotina de trabalho.

Além do curso de tiro, os agentes de segurança também estão sendo capacitados sobre legislação e funcionamento técnico dos equipamentos, com carga de 100 horas/aula. O treinamento está previsto em lei federal e acontece como complemento ao método Giraldi, que consiste em um conjunto de técnicas e normas, criado por Nilson Giraldi, utilizado pelos Policiais do Estado de São Paulo desde 1998 e que tem ajudado na diminuição de mortes de policiais.

As novas armas substituirão os antigos revólveres calibre 38, que vinham sendo usados pela guarda desde sua criação, em 1.999. “Este é um equipamento mais moderno, que possui uma carga de munição superior ao equipamento usado até então. Já adquirimos 400 armas e no ano que vem vamos adquirir mais 400 unidades para que todo nosso efetivo tenha esse armamento”, disse o prefeito Orlando Morando, durante uma das aulas de tiro, que vêm sendo realizadas no Centro de Treinamento na Preservação da Vida, no bairro Montanhão.

Melhorias – Desde o ano passado, houve uma série de mudanças na estrutura de trabalho da GCM, entre elas a sanção da mudança do sistema de contratação da Guarda Civil Municipal do regime celetista para o estatutário, atendendo uma antiga demanda da categoria. Além disso, a Prefeitura apresentou a nova frota de veículos da GCM, composta por 50 novos carros zero-quilômetro, por meio de contrato de locação.

- Publicidade -

A Prefeitura também investiu em sistemas de geolocalização nos carros, facilitando o deslocamento das equipes aos locais de ocorrência. Também foram inaugurados seis novos equipamentos públicos destinados ao reforço da segurança. São eles: as inspetorias da GCM na Vila Marchi, na Vila do Tanque (dentro da Arena Olímpica São Bernardo) e na Vila São Pedro, além da base comunitária na Praça Lauro Gomes, no Centro, e novo almoxarifado no bairro Nova Petrópolis.

Share
Published by
Gislayne Jacinto

Recent Posts

Ribeirão Pires abre consulta pública para revisão do Plano Diretor

Moradores de Ribeirão Pires poderão contribuir com sugestões para o futuro da cidade até 29…

3 minutos ago

Naeca garante a evolução clínica de crianças e adolescentes de São Caetano

Ele é um dos pacientes atendidos no Naeca (Núcleo de Atenção Especializada à Criança e…

13 minutos ago

Trabalhadores na Movent autorizam Sindicato a tomar medidas jurídicas para garantir direitos

Presidente do Sindicato, Moisés Selerges, criticou a administração da Movent e reforçou que a decisão…

18 minutos ago

Grand Prix de Vôlei Sênior chega ao ABC com patrocínio da Ossel Esportes

Torneio pioneiro na região do ABC reúne 200 atletas em partidas adaptadas para a terceira…

23 minutos ago

Professores da USCS dão dicas para um carnaval com saúde e segurança

Pensando nisso, reunimos aqui dicas fornecidas por professores da Universidade Municipal de São Caetano do…

30 minutos ago

Com drone e nebulizador, São Bernardo reforça treinamento e estratégia contra a dengue

Capacitação reuniu quase 500 agentes de saúde da cidade, visando aperfeiçoar trabalho preventivo contra dengue;…

35 minutos ago