17 de abril de 2021

GCM de São Bernardo passa usar helicóptero no combate às aglomerações

Mais visitados

Patrulhamento aéreo tem como objetivo mapear possíveis festas irregulares em áreas localizadas às margens da Represa Billings

GCM de São Bernardo passa usar helicóptero no combate às aglomerações. Foto: Divulgação/PSBC

Em mais uma ação inédita de enfrentamento à pandemia da Covid-19, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), incorporou o uso de um helicóptero na fiscalização e no monitoramento de festas clandestinas no município. O patrulhamento aéreo, iniciado neste mês, com apoio de uma aeronave da Secretaria de Meio Ambiente, tem como objetivo percorrer áreas de mata fechada, às margens de Represa Billings, no Riacho Grande, onde existe grande quantidade de chácaras e sítios utilizadas, geralmente, para confraternizações.

Na prática, a ação visa mapear possíveis aglomerações nessas áreas de difícil acesso, permitindo que viaturas da GCM cheguem a esses locais de maneira mais rápida e eficaz. Em duas semanas de trabalho, a aeronave já resultou na autuação de clube de golfe, situado na região do Riacho Grande, por funcionamento irregular, além de flagrantes de grande presença de pessoas às margens da Billings. Todos os casos foram dispersados por equipes de terra.

“Ao incorporarmos o uso do helicóptero, que nos permite o patrulhamento aéreo da nossa cidade, ampliamos as ações de fiscalização da GCM para coibir aglomerações. Uma ação de extrema importância neste momento da pandemia, em especial, na região do Riacho Grande, onde temos uma grande área de mata fechada e onde historicamente propriedades às margens da Billings são utilizadas para confraternizações”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

De acordo com o secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Coronel Carlos Alberto dos Santos, o patrulhamento aéreo é mais uma ferramenta de coleta de informações para a equipe de inteligência da Guarda Civil Municipal. “Além do monitoramento através das redes sociais e das denúncias feitas por telefone, o patrulhamento aéreo nos permite agora identificar possíveis indícios de festas em propriedades privadas”, explicou.

RESULTADO – O trabalho de fiscalização da Guarda Civil Municipal resultou, no último dia 10 de março, no encerramento de uma festa clandestina realizada irregularmente numa chácara, no Riacho Grande. O evento foi descoberto através das redes sociais pelo departamento de inteligência da corporação. Ao todo, 158 pessoas que estavam no evento foram conduzidas para a delegacia.

DENÚNCIA – Atualmente, o GCM realiza ainda bloqueios de segurança, das 22h às 4h em pontos diversos da cidade para coibir a circulação de veículos e pessoas. Moradores podem denunciar situações de desrespeito às normas do Plano São Paulo através do telefone 153. O atendimento é feito 24 horas por dia.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações